terça-feira, 19 de junho de 2012

Grave colhida de Pedro Maria Gomes foi há 9 anos

A espectacular pega de Pedro Maria Gomes na Malveira a 19 de Junho de 2003,
da qual sairia gravemente lesionado, com o fígado esmagado.
Esteve internado 32 dias entre a vida e a morte, acabando por se salvar
"por intervenção divina", como mais tarde recordaria seu Pai, José Luis Gomes
Pedro Maria Gomes (à esquerda) com seu Pai e seu irmão Gonçalo Maria Gomes



"E já passaram 9 anos... era um dia diferente de hoje, estavam perto de 45 graus, era feriado de Corpo de Deus e não se ouvia falar de crise. A praça estava cheia e tinhamos um grande desafio pela frente em que, com sangue, suor e lágrimas, pegámos os 6 toiros. Infelizmente a corrida 'só acabou' passados uns dias, mas no final estávamos todos unidos e pudemos sorrir de alegria. Um abraço a todos os que contribuiram para que os lesionados desta corrida recuperassem".
Foi com estas palavras que o jovem forcado Pedro Maria Gomes, desde há dois anos, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, ao tempo chefiado por seu Pai, José Luis Gomes (o sucessor do mítico Nuno Salvação Barreto), recordou hoje na sua página da rede social "Facebook" o 9º aniversário dessa tarde de glória e tragédia numa corrida realizada em praça portátil na Malveira, em que vários elementos do grupo se lesionaram frente a seis possantes toiros da já desaparecida ganadaria de Vitor Mendes.
A lesão mais grave seria sofrida pelo próprio Pedro Maria ao pegar um desses toiros - que lhe esmagou o fígado e o atirou para uma cama de hospital em estado crítico e às portas da morte. Inicialmente no Hospital de S. José e a seguir no dos Capuchos, em Lisboa, o valoroso forcado lutou contra a morte ao longo de 32 dias que pareceram uma eternidade. Foi operado duas vezes.
"Pequenos minutos de incerteza parecem horas. Felizmente e devido a intervenção divina, não passei por piores momentos" - recordou o Pai, José Luis Gomes, em 18 de Março de 2009, aquando da morte do forcado Francisco Matias, do grupo de Portalegre, vítima de colhida num treino em Arronches.
"Nestes momentos, nada tem significado e tudo passa para trás das costas", referiu o ex-cabo dos Amadores de Lisboa.
Seis anos depois da tarde trágica de 19 de Junho de 2003 na Malveira, Pedro Maria Gomes reapareceu nas arenas, apesar de os médicos o aconselharem a que não voltasse a pegar toiros. Protagonizou o momento alto da corrida de 15 de Setembro de 2009 na praça da Moita, pegando um toiro ao primeiro intento.
Nas fotos ao lado, a capa do jornal "Farpas" com a entrevista de Pedro Maria Gomes ainda no hospital (vendo-se a impressionante cicatriz no peito) e o jovem forcado no stand do jornal em 2004 na II Feira do Toiro em Santarém, junto a essa mesma capa - que ao tempo fez furor.

Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z, D.R. e Guilherme Alvarenga/Arquivo