sexta-feira, 15 de junho de 2012

Homenagem Nacional a D. Francisco de Mascarenhas nas Caldas




Como ontem noticiámos em primeiríssima mão, vai ser prestada uma grande Homenagem Nacional ao cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas (85 anos) numa corrida em Julho (a data será anunciada nos próximos dias) na praça das Caldas da Rainha, que será televisionada pela RTP.
Filho do também cavaleiro D. Alexandre de Mascarenhas, D. Francisco apresentou-se em Espanha com apenas 9 anos de idade na praça de El Puerto de Santa Maria (fotos de cima e à esquerda), onde actuou ao lado do célebre matador de toiros "Manolete", que nesse dia fazia a sua despedida como novilheiro. Também com 9 anos de idade, nesse ano de 1937, apresentou-se de casaca na praça do Campo Pequeno, constituindo o que à época foi considerado um "verdadeiro fenómeno".
D. Francisco de Mascarenhas (na foto da direita com Pablo Hermoso de Mendoza) recebeu a sua alternativa no Campo Pequeno, onde já este ano foi homenageado, a 29 de Agosto de 1945, apadrinhado por Mestre João Núncio. Anos antes, a 6 de Agosto de 1939, fez a sua estreia em Madrid.
Ombreou com os maiores toureiros do mundo em Espanha, França, no México e em Portugal, obviamente. Um grave problema de visão obrigou a abandonar prematuramente a carreira de cavaleiro tauromáquico, retirando-se em 1962. Continua sendo uma presença assídua nas praças de toiros e ao longo dos anos têm sido muitos os cavaleiros tauromáquicos, a começar por José Samuel Lupi, que "beberam" os seus ensinamentos, os seus conselhos e a sua grande experiência no mundo dos toiros e dos cavalos.

Fotos D.R. e M. Alvarenga