sexta-feira, 15 de junho de 2012

José Tomás: duas noites no Campo Pequeno

José Tomás na noite da sua estreia no Campo Pequeno, há quinze anos

7 de Agosto de 1997. O programa da corrida de apresentação de José Tomás
no Campo Pequeno, num histórico "mano-a-mano" com Paulo Caetano


Num momento em que tanto se fala - e a expectativa é imensa - na possibilidade de José Tomás actuar este ano no Campo Pequeno, na temporada em que se assinala o 120º aniversário da praça lisboeta, tempo para lembrar o que muitos aficionados desconhecem: o famoso matador já toureou - e por duas vezes - na praça do Campo Pequeno.
Foi na temporada de 1997, uma das últimas que se celebraram ainda na antiga praça e antes do seu fecho para obras.
José Tomás fez a sua apresentação no Campo Pequeno na noite de 7 de Agosto de 1997 (foto e cartaz em cima) naquela que foi a primeira corrida da entretanto desaparecida revista "Nova". Actuou "mano-a-mano" com o cavaleiro Paulo Caetano frente a seis toiros de Herdeiros de Conde Cabral, numa noite memorável cujo cartel era completado pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, sob a chefia de José Luis Gomes.
Dias antes, José Tomás esteve em Monforte na herdade de Caetano para um treino e para a apresentação oficial do magnífico cartel (na foto ao lado, os dois toureiros com Miguel Alvarenga). A corrida foi histórica e Paulo Caetano e José Tomás sairam em ombros.
Um mês depois, em Setembro desse mesmo ano, José Tomás voltou a actuar na arena do antigo Campo Pequeno na 5ª Corrida do "Correio da Manhã", uma organização do jornalista Andrade Guerra, ao tempo director-adjunto do jornal. Lidaram-se oito toiros, à maneira antiga. O cartel era composto pelos cavaleiros Luis Miguel da Veiga e João Moura e pelos matadores Vitor Mendes e José Tomás. Foi a última vez que o mítico matador de toiros pisou a arena lisboeta. Já lá vão quinze anos.

Fotos Marques Valentim e Emílio de Jesus