segunda-feira, 11 de junho de 2012

Portugueses lá fora: ombros, orelhas e roubos escandalosos

Moura Jr. e Ventura em ombros na nocturna de ontem em Plasencia
Presidência "roubou" porta grande a Rui Fernandes ontem em Las Ventas
Brilhante actuação de Caetano em Madrid: presidência "gamou-lhe" a orelha
Paco Velásquez cortou ontem uma orelha no México

Saídas em ombros, orelhas e roubos escandalosos: houve de tudo um pouco na presença de toureiros portugueses além-fronteiras, nomeadamente em Espanha e no México, ontem, Dia de Portugal.
Em Plasencia (Cáceres), João Moura Júnior cortou uma orelha no seu primeiro toiro, com fortíssima petição da segunda, negada pela presidência por ter "pinchado" a matar; no segundo toiro, o maior da corrida (620 quilos), cortou mais uma orelha, o que lhe assegurou mais uma triunfal saída em ombros com Diego Ventura (duas orelhas no primeiro e uma no segundo), depois de idênticas honrarias em Nimes e em Madrid. Pelos vistos e a atestar pelas últimas "portas grandes", Mourinha "embalou" de vez!
Em Las Ventas, Madrid, o "roubo" aos portugueses rondou a porta do escândalo e foi unânimemente reconhecido e protestado pelos próprios jornalistas espanhóis. Rui Fernandes cortou merecida orelha no seu primeiro toiro e teve forte petição de outra orelha no segundo, não concedida pela presidência, a quem o público tributou grande bronca por haver negado a saída em ombros pela "porta grande" ao cavaleiro português. João Moura Caetano, silenciado no primeiro (bem a tourear, mal a matar), teve no segundo fortíssima petição de orelha e deu aplaudida volta ao ruedo, tendo também o público "brindado" a presidência com enorme bronca.
No México, numa corrida realizada no redondel do Restaurante "Campo Bravo", em San Juan del Rio, o novilheiro Paco Velásquez cortou uma orelha após brilhante faena a um exemplar de Venta de Romero.
Este o resumo das actuações dos portugueses além-fronteiras - que hoje, ao longo do dia, aqui iremos relatar em pormenor. Não perca todas as reportagens.

Fotos M. Alvarenga, Paloma Aguilar/www.las-ventas.com e Juan Luis Noguez/GI Paco Velásquez