quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ribeiro e Castro em Guimarães com a Real Tertúlia



Convidado de honra no Almoço Cultural da Real Tertúlia Tauromáquica - que decorreu recentemente no Hotel Camélia em Guimarães - o deputado José Ribeiro e Castro abordou novamente o tema do Feriado do 1º de Dezembro, cuja extinção foi aprovada no Parlamento com o seu voto contra.
Em determinado momento do seu brilhante improviso, o Dr. Ribeiro e Castro sublinhou um facto tristemente significativo: o nosso País será o primeiro (salvo casos em que ocorreu perda de soberania) a abolir o feriado em que se assinala a Independência Nacional, aproveitando para desmistificar o falso argumento de que se trataria apenas de uma suspensão, o que não corresponde à verdade, dado que a proposta (que deverá entrar em vigor já no próximo ano) refere explicitamente "eliminação".
Com a sua habitual frontalidade, o parlamentar democrata-cristão afirmou que o "1º de Dezembro" só se manterá se o movimento espontâneo que vem alastrando de Norte a Sul se fortalecer efectivamente, pelo que considera que as comemorações daquela data histórica neste ano de 2012 deverão alcançar uma dimensão inédita, para o que solicita ainda o apoio de quantos acreditam na importância desta iniciativa. 
Causa patrióticaO presidente do Directório da Real Tertúlia, que está a celebrar o seu vigésimo primeiro aniversário, realçou o simbolismo da Jornada realizada no berço da Nacionalidade e assegurou que a Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I se empenhará activamente em defesa da jornada festiva que tradicionalmente assinala a Restauração da Independência.
A propósito da Homenagem aos Combatentes do Ultramar, que reunirá em Belém antigos combatentes e seus familiares no próximo Dia de Portugal, Andrade Guerra agradeceu a presença na confraternização de um herói nacional, o Coronel Roberto Durão, exortando os contertulianos a marcarem presença junto ao Monumento que evoca a memória de 10 mil Camaradas de Armas que tombaram ao serviço da Pátria.


Foto D.R.