quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sábado em Arronches: Miguel Moura despede-se como amador




O jovem cavaleiro Miguel Moura faz no próximo sábado, 23, na praça de toiros de Arronches, a sua despedida como cavaleiro amador (cartaz à esquerda), antes da prova de praticante no próximo dia 8 de Julho em Santa Eulália (cartaz da direita).
Em Arronches, no sábado, Miguel Moura abre a noite actuando às 22 horas num espectáculo-extra de Variedades Taurinas lidando um novilho de Romão Tenório. Será a última vez em que, por imposição legal, estará impedido de participar formalmente num espectáculo tauromáquico "a sério". Na noite da despedida como amador, terá por "alternantes" seu Pai, o Maestro João Moura, que a partir das 22h30 actuará mano-a-mano com Marcos Bastinhas Jr. na lide de cinco toiros (um a duo) também de Francisco Romão Tenório. Nas pegas, os grupos de forcados de Portalegre e Arronches.
A 8 de Julho, Miguel Moura fará a prova de praticante no festival que se realiza em Santa Eulália e cujo cartel é ainda composto por João Moura, Joaquim Bastinhas, Francisco Cortes e Marcos Bastinhas Jr. na lide de seis toiros de Romão Tenório, o último dos quais será lidado a duo por João Moura e Miguel Moura. Pegam os grupos de forcados de Tomar, Monforte e Académicos de Elvas.
A partir dessa data, Miguel Moura passará a actuar de casaca e na qualidade de cavaleiro praticante, fazendo logo a seguir a apresentação em França, no dia 14 de Julho, na praça de Saintes Maries de la Mer, ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza e de João Moura Jr., seu irmão, frente a toiros de Bohórquez. A 5 de Agosto apresenta-se na Figueira da Foz ao lado de seu Pai e seu irmão, podendo ainda no mês de Julho (ou em Agosto) debutar de casaca na praça do Campo Pequeno.
Miguel Moura toureou excepcionalmnete de casaca (foto de cima) no ano passado em Thornton, na Califórnia, onde a lei o não impede de o fazer. Usou nessa corrida uma casava verde emprestada pelo cavaleiro Paulo Jorge Ferreira. No seu debute como praticante em Portugal, podemos revelá-lo, usará uma casaca azul e ouro.

Foto D.R.