terça-feira, 15 de outubro de 2013

México: Paco Velásquez recebe alternativa no início do próximo ano


O novilheiro português Paco Velásquez receberá a alternativa de matador de toiros no México logo no início do próximo ano, em Janeiro ou Fevereiro, provavelmente apadrinhado pelo matador Alejandro Amaya, que o tem apoiado e ajudado desde que se radicou naquele país. A agradável notícia surge duas semanas depois de também Diogo Santos, toureiro setubalense, ter tomado a alternativa no Perú e num momento em que se anunciam igualmente para a próxima temporada as alternativas de Manuel Dias Gomes e, provavelmente, de João Augusto Moura. O toureio a pé tem novos matadores e tem o futuro assegurado - para que conste de uma vez por todas!
Natural de Riachos, onde nasceu há 23 anos, Francisco José Lopes Pescador de Matos, de seu verdadeiro nome, anuncia-se nos cartéis como Paco Velásquez em homenagem ao antigo matador moitense Nuno Manuel Velásquez. Iniciou-se em Espanha na Escola Taurina de Espartinas, apresentou-se no Campo Pequeno em 2007 e debutou com picadores precisamente em Espartinas nesse mesmo ano. Está radicado no México desde 2011.
Paco Velásquez será o oitavo toureiro português a receber a alternativa no México, depois de Manuel dos Santos (1947), de Joaquim Marques (1955), de Júlio Gomes (1970), de Óscar Rosmano (também em 1970), de António de Portugal (1980), de Fernando Pessoa (1982) e de António do Carmo (1984).

Foto D.R.