quarta-feira, 2 de julho de 2014

Domingos Paixão: corpo estará hoje na Basílica da Estrela



O corpo do bandarilheiro Domingos Paixão estará em câmara ardente na Basílica da Estrela (Lisboa) a partir das 15 horas de hoje. A missa de corpo presente terá lugar amanhã, quinta-feira, também pelas 15 horas e às 16 horas realizam-se as cerimónias fúnebres no cemitério de Benfica.
Domingos Paixão Candeias (na foto de cima, à direita, com João José Vieira Pedro) tinha 70 anos e era natural da Amareleja (Beja). O antigo bandarilheiro, que durante muitos anos integrou, juntamente com Francisco Farinha, a quadrilha do já retirado cavaleiro José Manuel Correia Lopes, morreu ontem no Hospital de Egas Moniz, depois de ter sido submetido a uma nova operação à cabeça, de que jamais recuperou.
Fez a sua apresentação em público em Abril de 1967 e prestou provas para bandarilheiro praticante em Tomar em Julho de 1970, recebendo a alternativa em Agosto de 1972 na desaparecida praça de toiros de Cascais. Integrou a quadrilha de vários toureiros, entre os quais a de Mestre Batista e pertenceu ao Conselho Fiscal do Fundo de Assistência dos Toureiros.
Há uns anos retirado das lides e afastado do meio taurino, Domingos Paixão protagonizou há dois anos um regresso fugaz, a convite de João Duarte, tendo integrado a equipa de apoderamento do então cavaleiro praticante Mateus Prieto.

Fotos D.R.