quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Amanhã: a 115ª corrida do Maestro Bastinhas no Campo Pequeno



O Maestro Joaquim Bastinhas cumpre amanhã o recorde de 115 presenças na arena da primeira praça do país, sendo na actualidade o cavaleiro tauromáquico que mais corridas toureou na arena do Campo Pequeno - um palmarés que noutros tempos pertenceu ao veterano Maestro José Maldonado Cortes e hoje é motivo de orgulho para o cavaleiro de Elvas e para a aficion nacional.
Bastinhas apresentou-se na praça de Lisboa com apenas 13 anos de idade em 2 de Fevereiro de 1969 e daí até à alternativa voltou mais 11 vezes à arena da capital para participar em 6 festejos ainda como amador e 4 já como cavaleiro praticante. Depois da alternativa, que recebeu a 15 de Maio de 1983 em Évora, com Mestre Batista por padrinho e o testemunho de João Moura, Joaquim Bastinhas confirmou-a em Lisboa a 14 de Julho do mesmo ano com toiros de António José Teixeira, apadrinhado por João Telles e com o testemunho de Paulo Caetano, passando desde então a marcar presença em todas as temporadas da mais importante praça de toiros do país e sendo o toureiro que detém também o recorde de participação em mais corrida no Campo Pequeno numa temporada: 11 em 1989. Bastinhas é também o recordista no que respeita à lide de toiros da afamada e temida ganadaria de Murteira Grave: já lidou 113 toiros da prestigiada divisa ao longo da sua carreira de 31 anos como cavaleiro profissional.
Até ao momento, o Maestro Bastinhas participou em 114 espectáculos na praça do Campo Pequeno, 103 como profissional e 11 entre as categorias de amador e praticante. Amanhã, na corrida de Gala à Antiga Portuguesa que encerra a temporada lisboeta, Joaquim Bastinhas cumpre a sua 115ª presença na arena de Lisboa.

Fotos D.R., Pedro Batalha e Emílio de Jesus