quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Fotoreportagem de Emílio: a corrida de 3ª feira em Vila Franca

O corte de coleta e o adeus às arenas do valoroso
bandarilheiro Ernesto Manuel - uma vida dedicada à
Família Ribeiro Telles. Dia 19 será homenageado num
festival nesta mesma arena
Ganadero Joaquim Alves deu merecida volta à arena no final da lide do quarto
toiro (Pinto Barreiros) com Telles e o forcado J. Pedro Bento (que se despediu)
Bem no toiro de Victorino, António Telles bordou o toureio no magnífico quarto da
noite, de Pinto Barreiros
Vitor Ribeiro não esteve nos seus dias
Duas grandes actuações de Duarte Pinto
O momento emotivo da despedida das arenas do forcado João Pedro Bento
Na tradicional noite de exaltação ao Forcados, os Amadores de Vila Franca foram
autores de seis grandes pegas
A segunda e última corrida da Feira de Outubro em Vila Franca, realizada na noite de terça-feira e que por tradição era noite de praça cheia, teve este ano uma menor presença de público (cerca de meia casa). Lidaram-se três toiros (na primeira parte) da ganadaria espanhola de Victorino Martín que, tal como os irmãos que desiludiram em Coruche, voltaram a "borrar a pintura" na "Palha Blanco". Sairam no tipo da ganadaria, mas escassos de carnes e de forças, pouco ou nada permitindo aos toureiros. Na segunda parte, lidaram-se dois toiros de Pinto Barreiros, destacando-se o primeiro (um toiro fantástico) e um de São Torcato, que substituiu o último da ganadaria-mãe, que apresentava dificuldades de locomoção.
A corrida ficou marcada pela despedida das arenas do bandarilheiro Ernesto Manuel; também pela despedida do forcado João Pedro Bento em noite de êxito para o Grupo de Vila Franca; por uma actuação de maestro de António Telles no referido toiro de Pinto Barreiros (quarto da noite) que foi a estrela da corrida; e por duas grandes lides de Duarte Pinto, quer no toiro de Victorino, quer no de S. Torcato, a reafirmar o imenso valor deste jovem cavaleiro, filho do Maestro Emídio Pinto. Vitor Ribeiro viveu mais uma noite azarada: o toiro de Victorino não serviu e no de Pinto Barreiros esteve o toureiro abaixo do seu usual nível.
Noite grande dos Amadores de Vila Franca com excelentes pegas a cargo de Bruno Casquinha (à terceira), Pedro Castelo (à primeira), António Faria (à primeira), João Pedro Bento (à segunda), Ricardo Castelo (à primeira) e Rui Godinho (à segunda).
A corrida foi bem dirigida por Pedro Reinhardt.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com