quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Morreu o antigo bandarilheiro e empresário Florêncio Canas


Com 90 anos de idade, morreu Florêncio José Canas, antigo bandarilheiro, empresário e apoderado do saudoso cavaleiro tauromáquico Joaquim José Correia "Quim-Zé".
Natural da Malveira, onde nasceu a 3 de Julho de 1924, Florêncio Canas iniciou a sua carreira nas arenas no ano de 1943 e recebeu a alternativa de bandarilheiro a 8 de Setembro de 1949, tendo integrado ao longo da sua carreira a quadrilha de vários cavaleiros e matadores de toiros.
Foi proprietário da desactivada praça de toiros da Malveira, sendo seu empresário ao longo de alguns anos.
Em 11 de Agosto de 2009 foi homenageado durante uma corrida de toiros organizada na Malveira por José Luis Gomes em praça portátil e na qual se comemorou o centenário da primeira corrida levada a cabo naquela localidade. Actuaram os cavaleiros Rui Salvador e Marcelo Mendes, o matador José Luis Gonçalves e o novilheiro Manuel Dias Gomes, pegaram os Forcados Amadores de Lisboa e lidaram-se toiros da Sociedade Agrícola Rio Frio e da Sociedade das Silveiras.
Florêncio Canas apoderou o cavaleiro Joaquim José Correia "Quim-Zé" em parceria com Damião Ferreira e até à trágica morte deste na arena do Campo Pequeno em 16 de Outubro de 1966.
À Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta as mais sentidas condolências.

Foto D.R .