quinta-feira, 23 de julho de 2015

Campo Pequeno: as primeiras novidades para a segunda parte da Temporada Sensacional

Rui Bento e a Drª Paula Resende (na foto, com o Maestro Mário Coelho)
iniciaram esta semana a ronda de conversações para a montagem da
segunda metade da Temporada Sensacional e já houve toureiros que,
por isto ou por aquilo, ficaram pelo caminho...


Exclusivo "Farpas" - O Campo Pequeno fecha esta noite a primeira e triunfal metade daquela que tem sido uma das melhores temporadas desde a reinauguração da praça e o "Farpas", sempre na dianteira, está em condições de poder adiantar as primeiras novidades para a segunda parte, onde se vai manter o nível altíssimo das primeiras corridas.
Rui Bento e a administradora da empresa, Drª Paula Resende, começaram no início desta semana a delinear os próximos e últimos cinco cartéis da Temporada Sensacional e o da Corrida do Emigrante, a 6 de Agosto (de hoje a quinze dias) já está completamente rematado, como há pouco noticiámos: lidam-se seis toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura e actuam os cavaleiros Vitor Ribeiro, Jacobo Botero e Miguel Moura, pegando os Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete (que são repetidos depois das duas grandes pegas executadas na Corrida TV) e os Amadores das Caldas da Rainha.
Para esta Corrida do Emigrante e apesar do incidente causado pela sua saída do cartel da Corrida TV, para o qual estava anunciado desde o início, a empresa tentou contratar o cavaleiro João Moura Caetano, depois de ter sido na última sexta-feira o grande triunfador da Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim - mas as conversações de Rui Bento com o apoderado João Pedro Bolota e posteriormente com o próprio toureiro, foram infrutíferas. Moura Caetano declinou o convite para integrar este cartel ao lado de Botero e Miguel Moura e ontem mesmo entrou Vitor Ribeiro como cabeça de cartaz.
Também ficou sem efeito a programada apresentação de Manuel Dias Gomes (foto ao lado) como matador de toiros na corrida de 20 de Agosto, por não ter havido entendimento entre a empresa e o apoderado espanhol Tomás Campuzano no que respeita aos toiros. Seria uma corrida com dois cavaleiros (estavam inicialmente previstos Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro) e Manuel Dias Gomes actuaria como único espada e o curro de toiros pertencia à ganadaria de Santa Maria, do Engº Francisco Lobo de Vasconcellos. O apoderado de Dias Gomes pretendia que o nosso novo matador enfrentasse dois toiros de outra ganadaria (Murteira Grave ou Benjumea) e a empresa preferiu não "partir a corrida", mantendo os toiros de Santa Maria e optando antes por um elenco de seis cavaleiros para o qual não está ainda nenhum toureiro contratado.
Quanto à corrida de 3 de Setembro, que marca a rentrée, pode ser mista e incluir a presença de uma grande figura do toureio a pé internacional. A empresa está em conversações com o apoderado dessa figura e Rui Bento deverá ultimá-las já amanhã em Espanha, uma vez que viajará de madrugada para Santander, onde toureia o seu matador Juan del Álamo. O director de Actividades Tauromáquicas da primeira praça do país aproveitará esta deslocação ao país vizinho para um último round nas negociações que podem trazer ao Campo Pequeno, nesta segunda metade da Temporada Sensacional, uma das mais destacadas figuras de Espanha. A hipótese de Pablo Hermoso de Mendoza também integrar esse cartel monstro de Setembro será decidida hoje.
Em Setembro, a 24, será a vez da novilhada em que actuarão dois cavaleiros - sendo praticamente certa a presença de Parreirita Cigano - e quatro jovens novilheiros, Diogo Peseiro e Sérgio Nunes (da Academia de Toureio do Campo Pequeno) e muito provavelmente João Martins (da Escola "José Falcão" de Vila Franca) e outro.
O último espectáculo, a 1 de Outubro, será a já habitual corrida de gala à antiga portuguesa transmitida em directo pela RTP1, para encerramento da temporada e está apenas certa a presença de um curro de toiros da ganadaria Passanha, sendo o cartel composto por seis cavaleiros. É provável que neste elenco se repitam em Lisboa as presenças de João Moura, Joaquim Bastinhas, António Telles e Rui Salvador, que poderiam ser os cabeças de cartaz de um cartel composto ainda por dois jovens cavaleiros - mas não há ainda nenhum toureiro contratado para esta derradeira corrida de uma Temporada Sensacional que vai mesmo ficar na História.

Fotos Emílio de Jesus e André Pimentel/@Tertúlia T. Terceirense