sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Domingo em V. Franca: o regresso da ganadaria Murteira Grave em ano triunfal em Espanha

O "Cokito", nº 139, toiro destinado à lide a cavalo na corrida de domingo que
abre a Feira de Outubro em Vila Franca
O "Havano", nº 103, uma estampa, toiro destinado à lide a pé na corrida mista do
próximo domingo em Vila Franca e que cabe ao matador António João Ferreira



A histórica ganadaria Murteira Grave abre este domingo, dia 4, a Feira de Outubro em Vila Franca, lidando seis toiros na corrida mista em que actuam os cavaleiros António Telles e Manuel Telles Bastos, o matador António João Ferreira e os forcados de Santarém e Vila Franca.
Um regresso dos toiros do Dr. Joaquim Grave (foto ao lado) à praça "Palha Blanco" numa temporada de grandes triunfos em arenas nacionais e que marcou também o regresso em força da afamada divisa a Espanha, laureado por memoráveis sucessos - de que se destacam os dois importantes prémios conquistados na Feira de Calasparra e que distinguiram o melhor novilho do ciclo (troféu atribuído ao novilho "Estupendo", nº 23, lidado a 8 de Setembro, prémio este outorgado pelo Colégio Oficial de Veterinários da Região de Murcia) e também a melhor ganadaria dessa feira, que esteve composta por seis novilhadas (prémio este atribuído pela Associação Taurina "El Quite" de Calasparra).
A ganadaria Murteira Grave lidou esta temporada 6 novilhos em Espanha, 3 em Villanueva del Fresno e 3 em Calasparra, com um resultado a todos os títulos brilhante: uma volta ao ruedo, um novilho indultado, um eleito como o melhor da feira (Calasparra) e o referido troféu que distinguiu a famosa divisa da Galeana como a melhor ganadaria da Feira de Calasparra.
Um aplaudido palmarés para Murteira Grave em 2015 no país vizinho e que pode ser o princípio da reconquista do lugar de enorme destaque que a ganadaria já ocupou durante muito tempo em Espanha.
Sobre a corrida do próximo domingo em Vila Franca, Joaquim Grave diz que "regressar à 'Palha Blanco' é para mim uma enorme satisfação e, também, um orgulho. O público de Vila Franca é, sem dúvida, o mais exigente em termos de juízo que faz dos toiros. A corrida de domingo está bem apresentada, séria, musculada, movida, harmoniosa e bem posta de cara (cornos). Procurei que os toiros chegassem à data da corrida em boa forma física, sem excesso de peso, que é como o aficionado conhecedor gosta de ver os toiros. Ainda assim, presumo que apenas um, quando muito, não ultrapasse os 500 quilos".
Como nota curiosa, o Dr. Joaquim Grave sublinha que os toiros "são todos negros de pelagem, incluindo os dois sobreros, coisa que actualmente não acontece muitas vezes". E acrescenta:
"Obviamente não sei como sairão, mas o que mais desejo é que tenham raça e transmitam emoção às sortes que os toureiros lhes realizem e às bancadas para que o público se emocione com olés sentidos".

Fotos D.R./@Murteira Grave e Emílio de Jesus