sábado, 20 de agosto de 2016

Anti-taurinos vencem em Baião: tourada cancelada. E a Protoiro... o que faz?...



Última Hora - Não se realizará a corrida de toiros programada para a próxima terça-feira, dia 23, em Baião, um espectáculo que teria a participação dos cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias e Marcos Bastinhas, bem como dos forcados do Ribatejo e de Coimbra e que era promovido pelo empresário José Luis Zambujeira (foto).
A Câmara Municipal de Baião, município do distrito do Porto, não concedeu as necessárias autorizações para a realização da corrida pela inexistência de curros na praça portátil - que já ali se encontra devidamente instalada. Além disso, a Câmara e as autoridades locais acabaram por ceder às centenas de e~mails de protesto enviadas por organizações anti-taurinas que se opunham à realização deste espectáculo tauromáquico.
O empresário Zambujeira entregou o caso à famosa sociedade de Advogados do Montijo que defende inúmeras figuras e instituições do mundo tauromáquico, entre as quais o "Farpas" - a Camacho, Nunes & Associados vai a partir de agora entrar em campo.
Zambujeira lamenta ainda "ter estado só" em todo este processo, sem qualquer apoio por parte da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e da Federação Protoiro. E já há mais empresários a queixarem-se do mesmo: afinal de contas, perguntam, o que faz essa Protoiro para defender a Festa e arrasar os anti-taurinos? Para que serve e onde anda o dinheiro que empresários, toureiros e demais intervenientes na Festa descontam habitualmente para essa tal Protoiro? - indagam alguns empresários. Era bom - necessário e urgente - que a Protoiro se explicasse.

Foto Emílio de Jesus