domingo, 21 de agosto de 2016

João Grave: "Os toiros Grave vão trazer emoção ao Campo Pequeno!"


João Grave, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém desde 10 de Junho, apresenta-se pela primeira vez no Campo Pequeno, nesta qualidade, na próxima quinta-feira, na 52ª Corrida da RTP.
Começou “a sério” em 2011. Mas, por influência familiar, já estava imbuído do “espírito de forcado” desde muito jovem embora, ate há cinco anos, se dividisse entre os toiros e o mundo equestre, como promissor praticante de obstáculos.
“Há uma grande ligação familiar dos Grave ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, onde pegaram o meu avô Joaquim, os meus tios e o meu pai. O meu tio Carlos foi cabo do grupo de 1981 a 1996 e eu habituei-me a vê-los fardar na nossa casa de Évora e a sentir o ambiente especial que esta arte envolve”, diz João Grave, ciente das responsabilidades que recaem sobre si, ao comandar o único grupo com mais de 100 anos de actividade ininterrupta.
Vir ao Campo Pequeno pegar uma corrida da ganadaria da família (Ganadaria Murteira Grave) constitui para o João “um motivo acrescido de interesse não só por serem os toiros lá de casa, como pelo prestígio nacional e internacional que a ganadaria granjeou”.
“Está um curro sério, magnifico de trapio e estou certo de que vão proporcionar um grande espectáculo. Vão trazer emoção à arena, essa emoção que é o ‘sal’ da Festa”, acrescenta.
Sobre a competição com o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, considera-a muito saudável, não só de hoje como desde sempre. “É um grupo com grande tradição, por cujo prestígio temos a maior estima. Há, inclusivamente, relações de estreita amizade com vários dos seus elementos”, refere.
Os dois grupos vão ao Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, numa situação semelhante pois os respectivos cabos “estreiam-se” na primeira praça do país nessa qualidade, nesta corrida. João Grave deseja a José Maria Bettencourt “a maior sorte no desempenho das novas funções” e aproveita para sublinhar a sua satisfação por "a empresa do Campo Pequeno ter tornado possível este encontro, nestas circunstâncias”.
O cartaz desta corrida inclui também os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas.

Foto D.R./@Campo Pequeno