domingo, 21 de agosto de 2016

Rafael Trancas lembrado amanhã em Samora Correia

Rafael Trancas com seu filho Duarte, há poucos anos, na Sociedade Hípica
Portuguesa
, em Lisboa


Rafael Trancas (fotos) será homenageado a título póstumo durante a corrida de toiros que amanhã, segunda-feira, 22 de Agosto (às 22 horas) se realiza em praça portátil em Samora Correia. Uma organização do empresário Rafael Vilhais que tem cartel formado pelos cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e Jacobo Botero e pelos grupos de forcados de Vila Franca e de Alcochete. Lidam-se seis toiros da poderosa ganadaria Prudêncio.
Rafael Trancas morreu no ano passado, vítima de prolongada doença. Foi um Homem bom e que marcou todos aqueles que tiveram o privilégio de ser seus amigos ou mesmo aqueles que simplesmente o conheceram um dia. Pai de seis filhos, era casado com Eduarda Oliveira, filha do recordado ganadeiro Urgel de Oliveira e irmã do matador de toiros Eduardo Oliveira.
Valoroso forcado dos Amadores de Vila Franca, tornou-se depois picador e merecedor, nessa actividade, do reconhecimento e do aplauso das maiores figuras de Espanha, tendo actuado por diversas vezes, com memorável destaque, na mais importante praça de toiros do mundo, a Monumnetal de las Ventas em Madrid (foto da direita). Pelo seu destaque a picar toiros em Espanha e França, foi premiado há seis anos com um Troféu "Farpas".

Fotos M. Alvarenga, Ricardo Relvas e D.R.