terça-feira, 13 de junho de 2017

Anti-taurinos tentatam impedir Certame Internacional de Aulas Práticas


Um grupo de cidadãos, ligados a movimentos anti-taurinos e a favor da proibição das touradas em Portugal, tentaram na última semana impedir pela via burocrática que se realizasse o tradicional certame internacional de aulas práticas da Escola de Toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira, que decorre desde dia 3 no Tentadero do Cabo (cartaz ao lado) frequentado por alunos de toda a Península Ibérica e México - informa o jornal "O Mirante".
Em causa esteve uma queixa apresentada na Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) onde o grupo considera que as aulas práticas são, na verdade, “novilhadas encapotadas” e que, por esse motivo, deverá ser proibida a presença de menores de 12 anos no recinto. A queixa na IGAC obrigou a que os responsáveis da escola tivessem de ser ouvidos na sede daquele organismo, em Lisboa, na tarde de sexta-feira, 9 de Junho, por dois inspectores - adianta o jornal.
Presentes estiveram António José Inácio, presidente da escola, José Manuel Rainho, director técnico, Luís Capucha, sociólogo e aficionado e também elementos da associação Protoiro. No final a decisão da IGAC acabou por ser favorável ao certame taurino de Vila Franca de Xira.
Ao jornal "O Mirante" António José Inácio diz que prevaleceu “o bom senso” perante uma queixa apresentada por elementos que, considerou, “não sabem como funciona” uma aula prática e visam apenas “a obstrução” das aulas dos futuros toureiros. O responsável pela Escola José Falcão assegura que a reunião com os dois inspectores da IGAC foi “tranquila”, isto depois de já na última semana aquele organismo ter arranjado problemas com outra novilhada realizada em Vila Franca de Xira.
O quarto Certame Internacional de Aulas Práticas do Cabo da Lezíria é uma organização da Escola de Toureio José Falcão e realiza-se de 3 a 17 de Junho. Estão representadas as escolas portuguesas José Falcão, da Moita do Ribatejo e Azambuja, as espanholas de Badajoz, Guadalajara, Málaga, Motril, Puerto de Santa Maria e Toledo e de França a escola de Beziers.
Depois das aulas que já decorreram nos dias 3 e 10, vão realizar-se mais duas já na próxima quinta-feira, 15 e no sábado, 17 (cartaz ao lado).