sábado, 3 de junho de 2017

Fernando de Andrade Salgueiro tomou a alternativa há 49 anos

Fernando de Andrade Salgueiro (ao meio), ladeado por seu pai, Dr. Fernando
Salgueiro e por Manuel Conde numa festa na década de 60
Fernando de Andrade Salgueiro nos anos 60 com o saudoso Gustavo Zenkl e José
Luis Sommer D'Andrade e, na foto de baixo, no ano passado em Almeirim com
o jornalista Manuel de Andrade Guerra

Fernando de Andrade Salgueiro (na foto ao lado, com Manuel Andrade Guerra) assinalou ontem a bonita celebração do 49º aniversário da sua alternativa, que foi também a última corrida em que actuou seu pai, o saudoso Dr. Fernando Salgueiro, um cavaleiro que marcou de modo notável uma era na arte do toureio equestre.
Fernando de Andrade Salgueiro, pai do cavaleiro João Salgueiro e avô do também cavaleiro João Salgueiro da Costa, fez a sua estreia em público na Monumental de Almeirim com apenas dez anos de idade. A 2 de Junho de 1968 recebeu a alternativa na Monumental "Celestino Graça", em Santarém, apadrinhado por seu pai, que nessa tarde se despediu das arenas, voltando apenas a vestir-se de toureiro para em noa anos 80 dar a alternativa em Almeirim ao neto João. Em Santarém, há 49 anos, testemunharam a alternativa de Fernando de Andrade Salgueiro os cavaleiros David Ribeiro Telles e Luis Miguel da Veiga.
Toureou sobretudo nas décadas de 60 e 70, actuando não só em Portugal como em Espanha e em Fevereiro de 1974 foi o último cavaleiro a tourear na África portuguesa, nomeadamente na Monumental de Lourenço Marques numa corrida de beneficência pela reintegração social dos mutilados de guerra.

Fotos D.R., Lucílio Figueiredo e Emílio de Jesus