terça-feira, 6 de junho de 2017

José Luis Cochicho comemora hoje 30 anos de alternativa

Grande aficionado, reputado ganadero e brilhante cavaleiro tauromáquico, José
Luis Cochicho comemora hoje 30 anos de alternativa. Parabéns a você!
Rodeado de recordações e de cartéis das corridas em que participou ao lado
das maiores figuras do seu tempo
José Luis Cochicho com o saudoso Mestre David Ribeiro Telles, Albino Fernandes
e Luis Miguel da Veiga
Com Joaquim Bastinhas, seu grande amigo e também seu rival nas arenas
Ao longo da sua carreira, José Luis Cochicho teve sempre uma notável e bem
preparada quadra de cavalos, em que se destacou o célebre "Zeus", ainda e
sempre um dos melhores cavalos de toureio dos últimos anos
Com sua Mulher, Manuela, José Luis Cochicho continua sendo uma presença
assídua em todas as praças de toiros nacionais e até espanholas
José Luis Cochicho com o director do "Farpas"


Cumprem-se hoje 30 anos sobre a célebre tarde de 6 de Junho de 1987 em que na praça de toiros de Portalegre o então jovem toureiro de Pardais, Vila Viçosa, José Luis Cochicho cumpriu o sonho e se tornou cavaleiro tauromáquico, recebendo a alternativa das mãos de João Moura, ante o testemunho de Joaquim Bastinhas, com toiros de Manuel Coimbra.
Uma efeméride que aqui assinalamos, rendendo homenagem ao popular toureiro, agora afastado das arenas, mas que não descarta a possibilidade de esta temporada ainda participar num festejo em praça importante para assinalar o acontecimento.
José Luis Cochicho apresentou-se em público no ano de 1979 na praça de toiros de Alter do Chão e prestou prova para cavaleiro praticante em Santa Eulália a 18 de Agosto de 1984.
O famoso cavalo "Zeus", com o qual proporcionou grandes tardes aos aficionados, fica na sua história como a grande estrela da sua quadra.
José Luis Cochicho afastou-se das arenas depois da morte de seu Pai, saudoso aficionado e que foi também destacado empresário em várias praças, para estar à frente dos negócios familiares, tendo actuado pela última vez no Campo Pequeno há quatro anos no festival a favor do forcados Nuno Carvalho "Mata", onde obteve um êxito memorável.
Durante a sua carreira, pisou as principais praças do país e ombreou com as maiores figuras do seu tempo, cumprindo uma trajectória várias vezes alvo de merecidas homenagems e que foi pautada pelo grande profissionalismo e uma destacada dignidade.
Desse tempo, recordou há quatro anos numa entrevista à revista "VIP" que "as saudades são enormes", frisando que "na vida tudo tem uma idade própria e tenho consciência de que já não tenho as faculdades físicas necessárias para tourear 40 ou 50 corridas por ano".
E acrescentou:
"Um toureiro, como verdadeiro artista que é, nasce e morre como tal. E eu irei sentir-me toureiro durante toda a minha vida. E enquanto me sentir capaz de tourear, nem que seja apenas uma vez por ano, vou fazê-lo".
Também destacado ganadero, José Luis Cochicho continua a ser uma das figuras mais populares da Tauromaquia nacional e é presença assídua em todas as praças portuguesas e também em muitas de Espanha.
Em data tão significativa para a sua vida e para a sua carreira, aqui expressamos os nossos Parabéns pelos 30 anos de alternativa a José Luis Cochicho!

Fotos Emílio de Jesus, Henrique de Carvalho Dias, Inácio Ramos Jr. e D.R.