segunda-feira, 26 de junho de 2017

Rui Bento comemorou ontem 29 anos de alternativa

Rui Bento comemorou ontem 29 anos de alternativa de matador de toiros
Rui Bento nos tempos de promissor novilheiro
Rui Bento em Agosto de 2013 em Lisboa com o seu padrinho
de alternativa, o saudoso Manzanares; e, em baixo, na tarde
da confirmação da alternativa em Madrid no ano de 1992


Passaram ontem, 25 de Junho, 29 anos sobre a tarde em que o então jovem promissor toureiro nacional Rui Bento Vásquez recebeu a sua alternativa de matador de toiros na Monumental de Badajoz, apadrinhado pelo saudoso Manzanares com o testemunho de Paco Ojeda. Era a tarde de 25 de Junho de 1988, o calor em Badajoz era insuportável e lidaram-se toiros da ganadaria de Marquês de Albayda. Nas bancadas da Monumental havia muito aficionado português a apoiar o seu novo matador.
Rui Bento deu volta à arena no toiro do doutoramento e foi aplaudido no outro.
Manzanares escutou bronca no seu primeiro toiro e foi silenciado no segundo; Paco Ojeda, silenciado no primeiro, cortou as duas orelhas ao segundo e saíu em ombros.
Uma gravíssima cornada na praça de Orthez, em França, um mês depois da alternativa, obrigaria Rui Bento a uma paragem de dois anos.
Rui Bento confirmou depois a alternativa em Madrid em 14 de Julho de 1992.
Parabéns ao director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno pela passagem desta efeméride.
Na próxima sexta-feira, dia 30, outra se assinalará: o 35º aniversário da apresentação de Rui Bento e José Luis Gonçalves de luces em Lisboa, depois de terem saído vencedores do concurso "À Procura de Novos Toureiros". O cartel era composto pelos cavaleiros Gustavo Zenkl e Sommer d'Andrade, pelos novilheiros Parreirita Cigano e Paco Duarte e pelos dois jovens toureiros debutantes. Pegaram os Forcados da Azambuja, comandados por Francisco Vassalo e lidaram-se novilhos-toiros de Pontes Dias. Foi a 30 de Junho de 1982.

Fotos D.R.