sábado, 17 de junho de 2017

Salvaterra rendeu homenagem à memória de Rogério Amaro (pai)

Uma das últimas vezes em que assistiu a uma corrida de toiros, precisamente
na praça da sua terra, a de Salvaterra, onde ontem se lembrou a sua memória
Rogério Amaro, destacado bandarilheiro que brilhou nas arenas no século
passado, recebeu a alternativa no Campo Pequeno em Abril de 1943
A placa de homenagem à memória de Rogério Amaro e, em baixo, os seus dois
filhos, Rogério (ex-empresário taurino) e Maria de Fátima


A Associação das Festas do Foral dos Toiros e do Fandango prestou ontem em Salvaterra de Magos significativa homenagem à memória de Rogério Amaro (pai), recordado bandarilheiro e que foi também competente director de corrida.
Já falecido há uns anos, era pai do antigo forcado, ex-cabo dos Forcados Amadores do Montijo e um dos mais cotados empresários taurinos nacionais (já retirado da actividade) Rogério Amaro (na foto ao lado, com sua irmã Maria de Fátima, na homenagem onde prestada à memória de seu pai).
Rogério Amaro nasceu em Salvaterra de Magos a 13 de Abril de 1922 e tomou a alternativa de bandarilheiro na praça do Campo Pequeno a 23 de Abril de 1943. Já nos anos 70 e depois de afastado das arenas, foi director de corrida. Enquanto bandarilheiro, integrou as quadrilhas de diversos toureiros, mantendo-se algumas épocas ao lado do cavaleiro José Samuel Lupi.
Ontem, Salvaterra de Magos recordou a sua memória lembrando "uma figura incontornável do toureio a pé da nossa terra durante o século passado".

Fotos D.R.