segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Azambuja honrou meio século de actividade dos seus Forcados

Forcados Amadores da Azambuja festejaram meio século a pegar toiros
e estiveram à altura das circunstâncias
Rui Salvador esteve em plano superior
Triunfo de valor de Luis Rouxinol
Ana Batista colocou emoção na lide de um toiro que transmitiu pouco
A classe de Manuel Tellas Bastos numa lide que foi valorizada sobretudo pela
forma como deu a volta a um toiro manso que cedo se refugiou em tábuas
Valente e ousada, Soraia Costa terminou na Azambuja a temporada em que
deu nas vistas
Arte e temple no toureiro artístico de Manuel Dias Gomes
Atitude e valor na aplaudida actuação do jovem Rui Jardim


O Grupo de Forcados Amadores da Azambuja festejou no sábado o seu 50º aniversário numa entretida, mas demorada (quatro longas horas!) corrida efectuada na praça "Dr. Ortigão Costa", na sua terra, que registou uma boa entrada de três quartos.
Lidaram-se a cavalo cinco toiros da Herdade de Camarate e as pegas, com antigos e actuais elementos do grupo em acção, foram executadas por Pedro Sousa (a dobrar Fábio Nunes), Bruno Faróis, João Pedro Sousa (a dobrar José Quitério), Humberto Maltez e Renato Pereira. pouco rodados, mas nem por isso com menos valor, os Forcados da Azambuja sentiram algumas dificuldades, mas estiveram à altura das circunstâncias, honrando os pergaminhos de meio século a pegar toiros.
As lides a cavalo estiveram a cargo de Rui Salvador (em plano superior), Luis Rouxinol (que obteve um grande triunfo), Ana Batista (que pôs alegria e emoção na lide de um toiro que transmitia pouco), Manuel Telles Bastos (decidido e cheio de classe diante de um manso que se refugiou em tábuas e a que deu a lide perfeita) e a jovem praticante Soraia Costa (valente e ousada).
O matador Manuel Dias Gomes lidou brilhantemente um exemplar de Calejo Pires, de excelente nota e com o qual pôde deixar em evidência a sua arte, o seu temple e a sua extraordinária concepção do toureio.
Rui Jardim, que prestou provas para novilheiro praticante, aluno da Escola de Toureio de Azambuja, demonstrou sobretudo atitude e muito querer. Recebeu de joelhos à porta da gaiola o exemplar de João Ramalho e esteve depois variado com a muleta, recolhendo calorosos aplausos.
Em tarde de autêntico Verão, a corrida foi agradável e bem dirigida por Lourenço Luzio.

Fotos Maria Mil-Homens