quinta-feira, 26 de abril de 2018

Dias Gomes em destaque: agradável tarde de toiros em Sobral de Monte Agraço

Entrega, oficío, arte e temple no toureio de bom gosto com que Manuel Dias
Gomes
encheu ontem as medidas aos aficionados no Festival de Sobral
de Monta Agraço
Ao espanhol Pablo Aguado faltou matéria prima para altos vôos...
Atitude e ganas. Triunfo de "Juanito" a confirmar o bom momento em que se
encontra
Brega acertada e ferros com o seu cunho "atrevido" e verdadeiro. Excelente lide
de João Salgueiro da Costa
Luis Rouxinol Jr. empolgou o público com o seu toureio de verdade
David Gomes provou que está apto para a alternativa. Lide de emoção com
ferros de alto risco e brega acertadíssima
As três valentes pegas dos Amadores de Lisboa estiveram ontem a cargo dos
forcados Bernardo Reboredo (à terceira), Vitor Epifânio e Tiago Silva, ambos à
primeira, com o grupo coeso e sempre oportuno nas ajudas

Agradável e entretido Festival Taurino ontem na praça de Sobral de Monte Agraço, havendo que destacar o facto de terem sido lidados excelentes novilhos-toiros (mais toiros que novilhos), da ganadaria de Falé Filipe, que trouxeram grande emoção ao espectáculo e exigiram de toureiros e forcados que estivessem à altura - e todos estiveram.
O toureio a pé, como é já tradição neste festejo, esteve em evidência sobretudo no capote e na muleta de arte de Manuel Dias Gomes, a reafirmar todas as potencialidades que lhe são reconhecidas frente a um exemplar de Falé Filipe que foi nobre, sem transmitir muito, segundo refere António Lúcio na sua crónica no site "barreira de sombra".
Em grande destaque - "uma bela surpresa pela positiva", refere o credenciado crítico taurino - esteve também o novilheiro João Silva "Juanito", impondo-se com atitude ao novilho que enfrentou, demonstrando argumentos de sobra que confirmam o bom momento que atravessa.
Mais apagado, mas também azarado com o pior novilho da tarde, andou o espanhol Pablo Aguado, que veio substituir o anunciado "cabeça de cartaz" David Mora, ao que consta e a acreditar no atestado médico que enviou, vítima de recente lesão...
Nas lides a cavalo, a abrir praça, estiveram João Salgueiro da Costa (com uma excelente actuação em que primou na brega e colocou emoção na cravagem dos ferros), Luis Rouxinol Júnior (que alcançou um notável triunfo, na sequência da embalagem em crescendo que está a marcar a sua carreira) e o praticante David Gomes (que evidenciou estar mais que apto para a alternativa que receberá a 6 de Maio em Vila Franca, entusiasmando com ferros de muita emoção e acertada brega).
Pegaram os Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Pedro Maria Gomes, com intervenções executadas por Bernardo Reboredo (à terceira tentativa), Vitor Epifânio (à primeira) e Tiago Silva (também à primeira).
A praça de Sobral registou uma entrada muito perto dos três quartos e o festival foi bem dirigido por João Cantinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço.

Fotos Mónica Mendes