Entrega, oficío, arte e temple no toureio de bom gosto com que Manuel Dias Gomes encheu ontem as medidas aos aficionados no Festival de Sobral de Monta Agraço |
Ao espanhol Pablo Aguado faltou matéria prima para altos vôos... |
Atitude e ganas. Triunfo de "Juanito" a confirmar o bom momento em que se encontra |
Brega acertada e ferros com o seu cunho "atrevido" e verdadeiro. Excelente lide de João Salgueiro da Costa |
Luis Rouxinol Jr. empolgou o público com o seu toureio de verdade |
David Gomes provou que está apto para a alternativa. Lide de emoção com ferros de alto risco e brega acertadíssima |
Agradável e entretido Festival Taurino ontem na praça de Sobral de Monte Agraço, havendo que destacar o facto de terem sido lidados excelentes novilhos-toiros (mais toiros que novilhos), da ganadaria de Falé Filipe, que trouxeram grande emoção ao espectáculo e exigiram de toureiros e forcados que estivessem à altura - e todos estiveram.
O toureio a pé, como é já tradição neste festejo, esteve em evidência sobretudo no capote e na muleta de arte de Manuel Dias Gomes, a reafirmar todas as potencialidades que lhe são reconhecidas frente a um exemplar de Falé Filipe que foi nobre, sem transmitir muito, segundo refere António Lúcio na sua crónica no site "barreira de sombra".
Em grande destaque - "uma bela surpresa pela positiva", refere o credenciado crítico taurino - esteve também o novilheiro João Silva "Juanito", impondo-se com atitude ao novilho que enfrentou, demonstrando argumentos de sobra que confirmam o bom momento que atravessa.
Mais apagado, mas também azarado com o pior novilho da tarde, andou o espanhol Pablo Aguado, que veio substituir o anunciado "cabeça de cartaz" David Mora, ao que consta e a acreditar no atestado médico que enviou, vítima de recente lesão...
Nas lides a cavalo, a abrir praça, estiveram João Salgueiro da Costa (com uma excelente actuação em que primou na brega e colocou emoção na cravagem dos ferros), Luis Rouxinol Júnior (que alcançou um notável triunfo, na sequência da embalagem em crescendo que está a marcar a sua carreira) e o praticante David Gomes (que evidenciou estar mais que apto para a alternativa que receberá a 6 de Maio em Vila Franca, entusiasmando com ferros de muita emoção e acertada brega).
Pegaram os Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Pedro Maria Gomes, com intervenções executadas por Bernardo Reboredo (à terceira tentativa), Vitor Epifânio (à primeira) e Tiago Silva (também à primeira).
A praça de Sobral registou uma entrada muito perto dos três quartos e o festival foi bem dirigido por João Cantinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço.
Fotos Mónica Mendes