segunda-feira, 23 de julho de 2018

Bastinhas no rescaldo da noite histórica: "Estou feliz, não podia estar mais feliz!"

Momentos de glória, de euforia, de alegria e de maestria toureira no passado
sábado na Figueira da Foz. Imagens que muitos imaginaram nunca mais se
repetir depois do grave acidente que Bastinhas sofreu em Setembro de 2015.
Mas ele é uma força da natureza e um toureiro de magia. Fazia falta. Já o temos
de volta, graças a Deus... e a ele próprio!


Em Setembro de 2015, quando foi atropelado por uma máquina agrícola na sua herdade em Elvas, ninguém imaginaria que íamos voltar a ver nas arenas, com o mesmo fulgor, a mesma alegria, a mesma maestria e a eterna magia que marca toda a diferença, o mesmo Joaquim Bastinhas que sábado passado regressou de forma magistral às lides. E que veio outra vez para ficar!

"Estou muito feliz. Não podia estar mais. Sonhei nos últimos dois anos e meio com este dia. Tive sempre uma enorme fé e contei com a força de toda a minha Família, da minha Mulher, dos meus filhos, e de todos os meus amigos. E com o carinho que o público sempre me demonstrou quando eu aparecia em qualquer praça. Tudo isso ajudou. E hoje não posso estar mais feliz!" - palavras de Joaquim Bastinhas depois do triunfal e apoteótico regresso às arenas no último sábado na Figueira da Foz.
"Vivi momentos difíceis e muito duros depois do acidente que sofri. Mas nunca perdi a esperança de voltar a fazer aquilo que mais gosto na vida, que é tourear. Graças a Deus, correu tudo muito bem, senti-me um nadinha cansado quando acabei de tourear, mas é normal", acrescenta.
A particularidade de saltar do cavalo no final da lide foi coisa que muitos pensaram não voltar a ser possível, depois da fractura da bacia e de todos os problemas causados pelo acidente. Mas Bastinhas desdramatiza com um sorriso:
"Acham que não seria capaz? Estive dois anos e meio sem saltar do cavalo, agora estou preparado e com a força toda outra vez! Nem era capaz de terminar a minha lide sem fazer isso!".
E fazendo um balanço sobre a noite da reaparição, diz-nos:
"O público esteve comigo e eu estive com o público. O toiro saíu bem, toureei-o como sinto e como sei e penso que o meu triunfo também 'puxou' pelos outros companheiros, acabou por ser uma grande corrida e todos estiveram muito bem. Fiquei feliz, em particular, como é natural, pelo grande êxito do meu filho Marcos".
O projecto anunciado inicialmente contemplava entre seis e oito corridas, mas Bastinhas decidiu no sábado, com a concordância do seu apoderado Rogério Amaro, alterar os planos:
"Sentia-me e sinto-me bem e em forma. O pior, graças a Deus, já ficou para trás, muito para trás. Quando me senti capaz de regressar, quis que fosse o Rogério Amaro a apoderar-me de novo e ele aceitou... nem tinha outro remédio! (risos). Decidimos então que faria umas seis ou oito corridas e foi isso que anunciámos. Contudo, considerei mais prudente ver primeiro como me sentia depois da primeira corrida. Senti-me bem e senti-me a gosto. Pensei melhor e acho que não vamos abusar. A temporada entra já na sua recta final, o meu filho Marcos tem cerca de vinte corridas agendadas para o mês de Agosto e eu quero estar a seu lado e acompanhá-lo, por isso não quis aceitar mais corridas para mim. Vou tourear à minha cidade, a Elvas, a 21 de Setembro, pelo São Mateus e é provável que vá ainda em Outubro a Alcácer do Sal. O resto, incluindo o Campo Pequeno, deixo para o ano. Ficamos agora por estas duas ou três corridas e em 2019 regresso então mais em força e para cumprir uma temporada de mais corridas. Nunca muitas, mas pelo menos umas dez ou quinze, depois veremos. Mas vou continuar, disse podem estar certos. E com a mesma postura e a mesma vontade de sempre. Ah, esquecia-me disto... e sem escolher ganadarias! Toureio todos os toiros!".

Fotos Maria Mil-Homens