terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Esperado: Levesinho na Moita por dois anos



Ricardo Levesinho, o super-empresário de 2019, é o novo gestor da praça da Moita. Uma escolha esperada. E um trabalho nada fácil pela frente

Era esperado e era mais que certo. Não era preciso ser bruxo, como aqui escrevemos em Dezembro, para constatar que, face às outras duas candidaturas, seria Levesinho e a sua empresa Colina Fresca o eleito pela Sociedade Moitense de Tauromaquia para gerir - nos próximos dois anos - a praça de toiros "Daniel do Nascimento" da Moita.
Sem com isso menosprezar os outros dois concorrentes - Henrique Gil e Nuno Narciso -, era de prever que a Sociedade Moitense de Tauromaquia tivesse em conta a obra feita por Levesinho noutras praças, Vila Franca em particular, bem como a experiência e o palmarés que o empresário já tem às costas. Mais a mais, na situação particularmente delicada em que se encontra a praça da Moita, outrora santuário de todos os aficionados e ultimamente abandonada pelo público dos toiros nas recentes gestões de João Pedro Bolota e de Rafael Vilhais.
Se tivermos em conta os bons cartéis que os dois empresários ali montaram nos últimos anos, sobretudo Vilhais nos mais recentes - um "mano-a-mano" entre Ventura e Roca Rey não presta?... -, há que concluir que alguma coisa não está a bater certo entre a aficion moitense e a sua praça...
Por isso, também não vai ser preciso nenhum bruxado para vaticinar que Ricardo Levesinho, o super-empresário da próxima temporada (pelas muitas praças que tem em mãos) vai ter um duro e trabalho complicado na "Daniel do Nascimento". Mas o seu arrojo, a sua dinâmica e a sua seriedade deixam antever que levará o barco a bom porto.

Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus