domingo, 27 de janeiro de 2019

Fallas de Valência, à partida, sem toureiros portugueses



Embora os cartéis só sejam conhecidos oficialmente a 4 de Fevereiro, o site aplausos.es avança já os primeiros esboços da Feira de las Fallas em Valência, citando o site do jornal "Las Províncias".
O empresário Simón Casas tem praticamente rematados os cartéis da primeira grande feira da temporada espanhola, em Março, onde marcam presença todas as grandes figuras à excepção de Morante de la Puebla, que "se auto-excluiu" por não estar de acordo com a transmissão televisiva que a Movistar Toros fará em directo de todas as corridas.
Enrique Ponce estará em duas tardes depois do grande triunfo que ali onteve no último ano. Toureia a 16 de Março com Manazanares e Paco Ureña frente a toiros de Juan Pedro Domecq e voltará a 18 numa corrida mista em que Diego Ventura lidará dois toiros de Los Espartales e a pé se lidarão quatro de uma ganadaria ainda não designada. O segundo matador será Toñete.
No dia 15 toureiam "El Juli" e Roca Rey e o valenciano Jesús Chover, que toma a alternativa, com toiros de Victoriano del Rio; e no dia 17, com toiros de Jandilla, actuam Diego Urdiales, Sebastián Castella e Cayetano Ordoñez.
A feira abre a 10 de Março com toiros de Victorino Martín e as presenças já certas de Octávio Chacón e "Rafaelillo", podendo o terceiro ser "El Cid", que esta temporada se despede das arenas. Na corrida de Alcurrucén estão confirmados Álvaro Lorenzo e Paco Aguado, podendo o terceiro ser o mexicano Luis David Adame.
Nas corridas de Fuente Ymbro e Zalduendo não há ainda toureiros certos, mas estão na calha Román (que poderia estar mesmo nas duas), "El Fandi", Miguel Ángel Perera, Emílio de Justo, Ginés Marín e López Simón.
Na corrida de rejoneadores, na manhã de dia 19, actuam Lea Vicens e Sérgio Galán e o terceiro pode ser Leonardo Hernández, sendo os toiros de Bohórquez.
Entre os novilheiros que estarão em Las Fallas, há quatro nomes cuja presença é dada como certa, os locais "Miguelito", Borja Collado e Cervera e o mexicano Diego San Román, sendo os restantes dois postos para jovens toureiros da Escola de Madrid.

Fotos Mato/tauroimagen.com e D.R.