sábado, 19 de janeiro de 2019

IGAC revela: houve 173 espectáculos tauromáquicos no ano passado em Portugal com a presença de 379 mil espectadores


Realizaram-se no último ano 173 espectáculos tauromáquicos em Portugal a que assistiram 379.000 espectadores, segundo o relatório da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC). A praça do Campo Pequeno foi a que mais espectadores registou: 77 mil

Os concelhos de Albufeira, Lisboa e Vila Franca de Xira foram, segundo o relatório oficial da IGAC, os que mais espectáculos taurinos realizaram em 2018.
No total, efectuaram-se em território nacional 173 espectáculos, apenas menos oito que no ano anterior, sendo todavia relevante o aumento de número de espectacores nas praças.
Luis Rouxinol foi o cavaleiro profissional que mais vezes toureou, lidarando António Prates o escalafón de cavaleiros praticantes e Marco Santos o de amadores. Quanto aos matadores, Manuel Dias Gomes e Nuno Casquinha foram os que mais actuaram em praças nacionais e o Grupo de Forcados Amadores de Évora o que mais vezes pegou. No que aos novilheiros diz respeito, Diogo Peseiro e Rui Jardim (novilheiro pratiucante) foram os que mais tourearam entre nós no último ano. André Rocha encabeça o escalafón de bandarilheiros. Agostinho Borges foi o delegado técnico que mais corridas dirigiu em 2018, enquanto que o Dr. Jorge Moreira da Silva foi o médico veterinário que mais vezes exerceu a sua actividade em espectáculos tauromáquicos.

Foto D.R.