quinta-feira, 8 de junho de 2023

Colete Encarnado encontra-se em consulta pública para Património Cultural Imaterial

A Festa do Colete Encarnado encontra-se durante 30 dias em consulta pública para a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio publicado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) no passado dia 5 de Junho, em Diário da República.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira submeteu a 21 de Abril de 2021 à DGPC a candidatura visando a inscrição das Festas do Colete Encarnado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.


Para além dos serviços da Câmara Municipal envolvidos no levantamento, catalogação e selecção da documentação de suporte e fundamentação a esta candidatura, o trabalho iniciado em 2018 contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e da empresa Quaternaire Portugal. Foram recolhidos e compilados documentos, fotos, cartazes, programas, recortes de jornais, reportagens portuguesas e estrangeiras, filmes, documentários e até algumas obras de arte que ilustram a riqueza cultural associada a esta festividade. 


Aos elementos documentais que integram a candidatura foram também acrescentados testemunhos vivos dos principais intervenientes da Festa (campinos e tertúlias) que, para além de terem como objectivo a ilustração desta candidatura, constituem-se como documentos históricos para a posteridade, para que a sua arte e a sabedoria seja transmitida às gerações vindouras.


Cabe à DGPC decidir, depois, sobre o pedido de inventariação em marcha no prazo de 30 dias após a conclusão do período da consulta pública, segundo o anúncio assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo.


Se for aprovada, o Colete Encarnado passará a estar inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, condição fundamental para uma eventual candidatura a Património Imaterial da UNESCO.


As Festas do Colete Encarnado tiveram a sua primeira edição em 1932, mantendo até aos dias de hoje o seu principal objectivo, de prestar homenagem à figura ímpar do Campino.


Em 2020, a Festa do Colete Encarnado foi eleita uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, realçando assim o Colete Encarnado como Festa Maior do Concelho e desta região.


Os elementos constantes do processo de inventariação da Festa do Colete Encarnado encontram-se disponíveis para consulta online aqui e as observações podem ser apresentadas através do sistema MatrizPCI ou enviadas por correio registado para a DGPC, para a seguinte morada: Palácio Nacional da Ajuda, 1349-021 Lisboa.


Foto D.R./cortesia Câmara Municipal de Vila Franca de Xira