quinta-feira, 8 de junho de 2023

Praça de toiros de Portalegre foi inaugurada há 87 anos

A praça de toiros "José Elias Martins" de Portalegre cumpre hoje o seu 87º aniversário. Foi inaugurada em 8 de Junho de 1936, construída na Herdade da Misericórdia pelo lavrador que lhe deu o nome.

Foi um projecto de Joaquim de Carvalho Isaac e teve como mestre de obras António Luis MamãoTem 6.000 lugares e é a maior praça de toiros do Alentejo.


O seu inicial proprietário foi um ser extraordinário, grande benemérito da cidade, principalmente do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, e por tal foi agraciado pelo Governo com a Ordem de Benemerência. Actualmente, a praça de toiros de Portalegre pertence ao Eng. Mariano Costa Pinto.


O povo da Urra, agradecido, pela oferta de terreno, projecto e construção de dezenas de casas para os seus trabalhadores pobres, promoveu a construção um monumento com o busto de José Elias Martins (foto de baixo).


Actualmente gerida pela jovem empresa Toiros com Arte, de Jorge Dias e Samuel Silva, a praça foi no passado domingo palco de uma grande corrida de toiros com a sua lotação quase toda preenchida e um ambiente "à antiga" como há muito ali não se registava.


Fotos D.R.