terça-feira, 12 de março de 2024

Francisco Cortes fala de "Neco da Hermida", melhor Cavalo Lusitano de Toureio/2023

O cavaleiro Francisco Cortes confessa-se (na sua página da rede social Facebook) "muito feliz" com o facto de "mais um cavalo que passou uns belos tampinhos cá por casa ganhar o prémio de melhor cavalo lusitano de toureio na época taurina de 2023 uma categoria de consagrados".

"O 'Neco da Hermida' estava em Braga, onde o fui encontrar grande e feio, num chuvoso dia de Inverno. O que mais me levou a acreditar nele foi a sua genética, pois não era especialmente bonito ou bem feito com 3 anos. Durante todo o processo de desbaste, ensino e toureio, demonstrou sempre enorme generosidade, facilidade de aprendizagem e  maleabilidade apesar do seu tamanho gigante" - conta Francisco Cortes. E recorda:

"Debutou comigo em Monforte perante um toiro Teixeira em Agosto de 2021, passando desde então a actuar em todas as corridas em que eu ou o meu filho participamos, demonstrando igual generosidade, habilidade e facilidade, mas foi com João Moura Jr. que saltou para a ribalta. João, que tem o dom de tirar sempre o melhor e mais profundo que cada cavalo possui, encontrou no 'Neco' o parceiro ideal. Fizeram e vão continuar a fazer magia nas praças de toiros!".

Francisco Cortes dá os parabéns, em primeiro lugar, a Pedro Horta Osório, que infelizmente já não está entre nós, como coudeleiro e criador desta magnífico cavalo; mas também ao seu filho Francisco Maldonado Cortes pelo "empenho que pôs neste cavalo" (fotos de baixo); e a João Moura Júnior, "pelo que atrás descrevi". 

Mas sobretudo, escreve Francisco Cortes, "parabéns ao 'Neco da Hermida', um cavalo diferente!".

Fotos D.R./@Francisco Cortes/Facebook