segunda-feira, 22 de março de 2010

Alter presta homenagem ao toureiro fidalgo


O empresário Jorge de Carvalho ("JCToiros") anuncia para a tradicional corrida de 25 de Abril em Alter do Chão uma homenagem ao toureiro fidalgo D. José de Atahyde, grande equitador e que tão alto elevou o nome de Alter do Chão.
O cartel será oficialmente apresentado no dia 10 de Abril, sendo composto pelos cavaleiros João Moura, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras e ainda pelo amador Manuel Vacas de Carvalho. Pegam os grupos de forcados de Montemor e de Alter e lidam-se seis toiros e um novilho da Herdade de Pégoras.
Também no dia 10 de Abril é inaugurada em Alter do Chão uma exposição evocativa da carreira de D. José de Atahyde (na foto).
Natural da cidade de Leiria, onde nasceu a 5 de Outubro de 1934, D. José Carlos Franco da Silva Atahyde apresentou-se pela primeira vez em público na praça de toiros das Figueira da Foz em 1950, tendo ficado em primeiro lugar no escalafón nacional nas temporadas de 1952 e 1953, formando parelha com seu irmão, também cavaleiro tauromáquico, D. Luís de Athayde. Chegou a tourear em Manila, nas Filipinas, contratado por Alfredo Ovelha. Tomou a alternativa no Campo Pequeno em 22 de Junho de 1955.

Foto D.R.