sexta-feira, 26 de março de 2010

Apoderado de Pablo esclarece ausência na Isidrada


Óscar Martínez Chopera, apoderado de Pablo Hermoso de Mendoza, esclareceu hoje em comunicado, que aqui publicamos na íntegra, as verdadeiras razões da ausência do rejoneador navarro da próxima Feira de Santo Isidro em Madrid, contestando desta forma as declarações da empresa, segundo a qual "Pablo pediu duas tarde, mas exigiu que ninguém toureasse mais que ele", numa clara alusão, ainda que indirecta, ao facto de Diego Ventura ter exigido tourear em três tarde e a empresa ter acedido. Passamos a transcrever o comunicado:

As declarações que fez Manuel Martínez Erice não se ajustam à realidade.
Não quero entrar em polémicas, mas tão pouco vou aceitar que se justifique a ausência de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid com falsas verdades.
Nunca dissemos que queríamos matar duas corridas e que ninguém matasse três.
A nossa opinião, não de agora, mas de sempre (José António Martínez Uranga disse-o publicamente no ano passado) foi a de que, sendo Pablo a máxima figura do rejoneio, exigir não melhor tratamento que a ninguém, mas pelo menos igual.
Sob estas condições, começámos a negociar a contratação.
Em 22 de Março, mediante conversação telefónica com José António, no dia 23 na assembleia-geral da ANOET e no dia 24 mediante um sms de Manuel (está à disposição de quem o queira ler), alcançámos um acordo quanto a ganadarias, toureiros e honorários, para a actuação de duas tardes de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid.
No dia 25 pela manhã recebi uma chamada de Manuel (Martínez Erice), na qual me dizia que as condições tinham mudado e que Ventura tinha que tourear três tardes.
Como explicação, certa ou não, disse-me que a Casa Matilla (apoderados de Ventura) lhe tinha telefonado e tinham dito que no caso de Diego Ventura não tourear três tardes em Madrid, tão pouco o fariam José Maria Manzanaes e "El Fandi" (também apoderados pela Casa Matilla). E que por ele estava obrigado a fazê-lo.
Ao não cumprir o que estava pactuado e mudar as condições, não respeitando a Pablo, decidimos não aceitar nenhuma outra negociação.
Falei com o toureiro, que está especialmente magoado, já que queria reencontrar-se com Madrid, depois do último dia triste em que sofreu o acidente o cavalo "Pata Negra".
Pablo, pelo seu carácter, nunca deixou de dar a cara em nenhuma praça e muito menos em Madrid e por isso, esta actuação nem a entende, nem lhe parece bem, já que o seu desejo era, sem dúvida alguma, tourear em Madrid.

Óscar Martínez Chopera

Foto www.pablohermoso.net