sábado, 19 de novembro de 2016

2017: empresa do Campo Pequeno aposta forte no matador António J. Ferreira



O matador de toiros António João Ferreira (fotos), juntamente com Manuel Dias Gomes, será outra das grandes apostas da empresa do Campo Pequeno para a temporada de 2017, aquela em que a praça de toiros de Lisboa comemorará o seu 125º aniversário.
Não está mesmo afastada, embora sem confirmação oficial, a hipótese de Rui Bento (na foto ao lado, com o toureiro e o Dr. Pedro Marques) o poder vir a apoderar.
António João Ferreira esteve este ano injustamente esquecido pelas empresas nacionais, apesar de ser um dos maiores e mais consistentes valores do nosso toureio a pé. Por mais incrível que pareça, toureou uma única corrida em Portugal, a mista da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, onde obteve um triunfo marcante e importantíssimo (fotos de cima). A conceituada revista taurina nacional "Novo Burladero", considerou mesmo que esta foi a faena do ano.
Em época de revitalização e absoluto ressurgimento do toureio a pé no nosso país, a empresa do Campo Pequeno apostará forte no próximo ano no regresso das corridas mistas, como nos tempos de ouro de Manuel dos Santos. Os triunfos de "El Juli" no ano passado e os de Padilla, Morante, "Finito de Córdoba" e Juan del Álamo este ano em Lisboa e o de Roca Rey em Salvaterra trouxeram uma nova alma ao toureio a pé, incentivaram os jovens matadores nacionais (Manuel Dias Gomes foi a grande revelação da temporada no Campo Pequeno) e acalentaram, por fim, o ânimo das nossas empresas em voltar a apostar na corrida mista ou mesmo nas de três matadores, como sucedeu em Lisboa naquela que foi uma das noites mais concorridas de público da passada temporada.

Fotos Carlos Silva e Emílio de Jesus