quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sucesso absoluto no jantar do Campo Pequeno consagrando o GFA de Vila Franca

Miguel Alvarenga e Joaquín Moreno, proprietário do bar taurino "Volapié",
fizeram a entrega do troféu ao cabo do GFA de Vila Franca, Rodrigo Castelo,
na persença de Rui Bento, em representação da empresa do Campo Pequeno
O Grupo de Vila Franca compareceu em peso com actuais e antigos elementos
e também alguns amigos
Francisco Sobral cantou como tão bem sabe e terminou a noite com um
apoteótico dueto com o popular forcado Carlos Teles "Caló"
Cantou e encantou: momento da actuação da jovem fadista vilafranquense
Margarida Arcanjo
Luis Capucha sublinhou que "estes troféus honram quem os recebe e quem os
entrega"
, louvando o Grupo de Vila Franca e os autores da iniciativa, o "Farpas"
e o bar "Volapié"
Maris José Garcia numa sentida e emotiva intervenção sobre o GFA de Vila
Franca, de que é grande admiradora; e, em baixo, um aspecto da Mesa de Honra


Teve ontem lugar no corredor da porta grande da praça de toiros do Campo Pequeno o primeiro dos seis jantares para entrega dos troféus outorgados pelo "Farpas" e o bar "Volapié" aos Triunfadores da Temporada na primeira praça do país, tendo sido os primeiros a receber o seu galardão os valentes Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, comandados por Ricardo Castelo.
No momento da entrega do galardão, Miguel Alvarenga sublinhou que "apesar de haver outros premiados, começámos pelos Forcados exactamente por consideramos que eles são o grande pilar da Festa Brava em Portugal e os mais emblemáticos embaixadores da nossa Tauromaquia além-fronteiras".
"O Grupo de Vila Franca não ganhou este troféu por ter pegados os seis toiros de Canas Vigouroux na noite histórica de 16 de Junho, porque se fosse essa a razão estaria em clara vantagem sobre todos os outros grupos, já que foi em 2016 o único que se encerrou em Lisboa com seis toiros. Ganhou este troféu por que executou grandes pegas, o mesmo aconteceria, estou certo, se tivessem pegado apenas dois ou três toiros", disse o director do "Farpas".
E frisou:
"O Grupo de Vila Franca teve muitos outros grandes êxitos esta temporada, nomeadamente o da Feira de Outubro na sua praça 'Palha Blanco'. É um dos melhores grupos de forcados do país e às vezes até nem lhe reconhecem o devido mérito pelo facto de, ao pegar e ajudar tão bem, fazer parecer o difícil... fácil".
O director do "Farpas" manifestou publicamente o desagrado pela ausência de qualquer membro da direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados, cuja presença se impunha num acto em que se distinguia um dos seus associados como triunfador da época na mais importante praça de toiros do país.
Ao início do jantar usaram da palavra o Prof. Luis Capucha e a Drª Maria José Garcia, que enalteceram, com aplaudidas intervenções, o valor e o brio do GFA de Vila Franca. Luis Capucha fez questão de destacar que "estes prémios honram quem os ganha, mas também quem os entrega", felicitando a iniciativa do "Farpas" e do "Volapié". Maria José Garcia, espanhola há muito radicada em Portugal, sobrinha do Maestro Santiago Martín "El Viti", leu bonitas e emotivas palavras dedicadas ao grupo de que é grande admiradora, expressando todo o seu enorme sentimento pela arte de pegar toiros.
E depois... cantou-se o Fado! Excelentes interpretações da jovem fadista vilafranquense Margarida Arcanjo e de Francisco Sobral, que foram brilhantemente acompanhados por Luis Petisca na guitarra portuguesa e Armando Figueiredo na viola.
A sessão fadista terminou de forma apoteótica com o famoso forcado Carlos Teles "Caló" a interpretar um fado, em modo playback... na voz de Francisco Sobral...
Marcaram presença muitos aficionados e muitos elementos, actuais e antigos, do Grupo de Forcados de Vila Franca, entre os quais os antigos cabos João Dotti e Jorge Faria. A empresa do Campo Pequeno esteve representada por Rui Bento, director de Actividades Tauromáquicas e pelo Dr. Paulo Pereira, Relações Públicas da empresa, que até ficou sem o colarinho da sua bonita camisa, mas isso é uma história que a seguir vão poder ler aqui...
O jantar foi a típica e afamada paella do "Volapié" - que todos adoraram. E que será também a delícia dos restantes seis jantares de entrega de troféus aos Triunfadores do Campo Pequeno, o próximo dos quais já no próximo dia 14 deste mês de Dezembro, acto em que se fará a entrega do galardão ao matador espanhol Juan José Padilla, o novo ídolo da aficion portuguesa.
A lamentar, como ontem aqui referimos, as ausências (que se impunham!) de qualquer representante da Câmara de Vila Franca; do empresário da praça "Palha Blanco", Paulo Pessoa de Carvalho; de um, que fosse, representante da Associação de Forcados; e do canal Campo Pequeno TV, que tinha obrigação de ter registado um acontecimento em que se premiava o grupo de forcados triunfador da temporada naquela praça. Para já não falar da folclórica Federação Protoiro... que, pelos vistos, existe apenas para lançar marcas no mercado... que não servem mesmo para nada!
Assim vai a nossa Festa!
O importante foi o sucesso da iniciativa, a comparência em força dos elementos actuais e antigos do GFA de Vila Franca, a honrosa presença dos dois antigos cabos acima referidos e dos muitos aficionados que se associaram a este acto que muito engrandeceu Vila Franca e o seu valoroso Grupo de Forcados, o Campo Pequeno e a Festa em geral. A aposta do "Farpas" e do "Volapié" foi ganha. E dia 14 há mais!

Não perca, amanhã, a grande foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: Famosos no jantar do Campo Pequeno.

Fotos Maria Mil-Homens