domingo, 31 de dezembro de 2017

A Figura do Ano: Fernando Quintella


Foi um dos grandes e notáveis Forcados da sua geração. Fernando Reynolds Quintella tinha 26 anos e era um dos grandes pilares do consagrado Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Morreu na madrugada de 16 de Setembro no Hospital de São José, em Lisboa, não resitindo às graves lesões que sofreu horas antes, na noite de dia 15, durante uma pega a um toiro da ganadaria Prudêncio com 530 quilos naquela que era a última corrida da Feira Taurina da Moita.
Estreara-se na praça francesa de Mont de Marsan a 21 de Julho de 2008 e era filho e irmão dos também forcados do Grupo de Alcochete, João Quintella e Joaquim Quintella.
A sua trágica morte ocorreu apenas nove dias depois do falecimento do também forcado Pedro Primo, dos Amadores de Cuba, também vítima de colhida fatal numa corrida realizada na sua terra, num ano que ficou ainda tristemente assinalado no mundo da tauromaquia pela cornada fatal sofrida em França pelo matador espanhol Iván Fandiño.
O mundo taurino nacional, já há alguns dias em estado de choque com a morte de Pedro Primo, voltou a vestir-se de luto pelo trágico desfecho da colhida sofrida na praça "Daniel do Nascimento" por Fernando Quintella - que foi um grande Forcado, mas foi sobretudo um Homem bom, dotado de sentimentos e lutador por causas que tinham sobretudo a ver com a sua preocupação pelo bem estar dos outros.
Ainda e sempre, em sua memória e em sua homenagem, destacamo-lo como a Figura do Ano.
Fernando Quintella deu a vida pela Festa e pelos Forcados, que tão bem representou e tão bem dignificou em nove anos que marcaram e o impuseram como um dos melhores na nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros.
Que em paz descanse.

Foto Emílio de Jesus