sábado, 30 de dezembro de 2017

Efemérides: José Núncio faria hoje 84 anos e Luis M. da Veiga cumpre 70

José Barahona Núncio completaria hoje 84 anos de vida
Cartaz da corrida de alternativa de José Núncio, a 16 de Agosto de 1962
na praça do Campo Pequeno. Em baixo, Mestre Luis Miguel da Veiga, que hoje
cumpre 70 anos de vida, com sua Mulher, Luísa Freixo da Veiga

José Barahona Núncio completaria hoje 84 anos de vida. Estreou-se toureando a pé no ano de 1948 num festival realizado na Golegã e iniciou em 1951 a sua carreira de cavaleiro tauromáquico na praça de toiros de Alcácer do Sal pela Feira de Outubro. A 27 de Maio de 1955 fez a sua apresentação no Campo Pequeno e a 16 de Agosto de 1962 tomou nessa mesma praça a alternativa das mãos de seu pai, Mestre João Núncio, completando o cartel os matadores de toiros espanhóis Paco Corpas e Pepe Cáceres e os Forcados Amadores de Santarém, com toiros de Manuel César Rodrigues.
Entre 1967 e 1970 esteve afastado das arenas pelo cumprimento do serviço militar no Ultramar, regressando às lides no ano de 1971, actuando em Portugal e em Espanha. Toureou pela última vez a 10 de Outubro desse ano na Monumental de Santarém, pela Feira da Piedade, sofrendo no ano seguinte, a 17 de Fevereiro, uma queda fatídica na Herdade de Vale de Lobos, quando montava o cavalo "Príncipe Igor", que o deixou tetraplégico ao longo de 34 anos, vindo a falecer a 8 de Outubro de 2006. Artista multifacetado e de rara sensibilidade, deixou muitas pinturas, desenhos e esculturas e foi um exemplo raro de dignidade e de vida ao longo de todo o seu calvário, nunca deixando de comparecer nas praças de toiros na sua cadeira de rodas.
Também hoje, 30 de Dezembro, penúltimo dia do ano, cumpre o seu aniversário o cavaleiro Mestre Luis Miguel da Veiga: 70 primaveras. Daqui lhe endereçamos os Parabéns!
Neto de Simão Luis da Veiga e sobrinho de Simão da Veiga Júnior, o ilustre continuador de tão célebre dinastia de cavaleiros tauromáquicos estreou-se em público em Setembro de 1961, com apenas 13 anos de idade, num festejo na praça de Montemor-o-Novo, sua terra natal.
Teve a alternativa marcada com 16 anos de idade, mas tal não lhe foi permitido, acabando por recebê-la aos 18, no ano de 1966, no Campo Pequeno, apadrinhado por David Ribeiro Telles, completando o cartel os matadores Armando Soares e Amadeu dos Anjos e os Forcados de Montemor, com toiros de Ribeiro Telles.
Digno intérprete do toureio clássico durante uma brilhante carreira, recebeu do famoso crítico tauromáquico Américo Saraiva Mendes o cognome de "Príncipe do Toureio a Cavalo", ocupando durante largos anos um primeiríssimo lugar entre os principais toureiros nacionais e formando nos anos 60 uma famosa parelha com José Mestre Batista.
Foi um dos mais importantes cavaleiros tauromáquicos do último século, tendo actuado pela última vez em 2006 no Campo Pequeno, quando já se encontrava afastado das arenas por motivos de saúde, no festejo organizado por Filipe la Féria para reinaugurar a praça de toiros de Lisboa.
No ano passado voltou a vestir a casaca no Campo Pequeno e em Montemor-o-Novo para participar nas cortesias das duas corridas em que foi homenageado pelo 50º aniversário da sua histórica alternativa.

Fotos D.R. e Maria Mil-Homens