sábado, 23 de dezembro de 2017

Caetano, Moura e Palha a 25 de Abril em Alter na comemoração dos 100 anos da praça



Ainda que possa haver alguma alteração até lá, o "Farpas" pode adiantar que está praticamente montado o cartel da tradicional corrida de 25 de Abril na praça de toiros de Alter do Chão, que comemora o seu centenário.
O empresário Jorge de Carvalho, que gere a praça há mais de vinte anos, apenas nos confirmou, por agora, a contratação assegurada de João Moura Júnior, mas podemos adiantar que deverão também integrar o elenco de tão prestigiada corrida os cavaleiros João Moura Caetano (primeira foto de cima) e Francisco Palha (foto ao lado).
João Ribeiro Telles também esteve na calha para entrar neste cartel, o que repetiria o triunfal terceto do ano passado, mas não terá havido acordo entre a empresa e o apoderado António Manuel Cardoso "Nené".
Pegam, como manda a tradição nesta data, os Forcados Amadores de Montemor e os de Alter do Chão e os toiros, também ainda não confirmados, podem ser da ganadaria de Paulo Caetano.
A praça de toiros de Alter do Chão foi inaugurada em 1918 (cumprem-se, como atrás referimos, cem anos na próxima temporada), tendo a sua construção sido promovida pela Banda Municipal Alterense, criada em 1896 por alvará régio de D. Carlos I com a designação de Real Philarmónica Alterense. Anteriormente, há registos da realização de corridas de toiros em Alter desde o século XVII, em recintos desmontáveis de madeira.
Ao longo dos anos, a praça foi beneficiada com várias obras de conservação, havendo a destacar as efectuadas no ano de 1994 pelo actual empresário Jorge de Carvalho, com a instalação da luz eléctrica.

Fotos Maria Mil-Homens