quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Bilhete Postal Ilustrado



Meus Queridos Rui e Isabelinha:
Ontem foi o dia em que fizeram 20 anos de casados. Parabéns por isso mesmo. E que dia... meu Deus!, recordo-me milimétricamente como se fosse há uma hora atrás. A tua saída do hotel (inesperada) para ires rezar junto à campa do teu Pai, a homilia proferida pelo Sr. Padre Vitor Melícias, o fino corte do vestido de noiva, criado expressamente para a Isabelinha por Augustus, o teu traje de curto, a guarda de honra por muitos campinos, charrete puxada por cavalos, a Herdade do Borralho (ali, paredes meias com a Universidade da Torrinha) toda engalanada para receber os cerca de 1300 amigos, com parque de estacionamento com tamanho de dois campos de futebol, logistica efectiva de 200 empregados desde servir nas mesas, bebidas, cozinha, aperitivos, assistência pessoal, etc. Tudo a sério, com a preciosa colaboração do Vitor Escudero e, claro, a minha equipa de reportagem\video de cinco pessoas.
Que pormenor bonito, o da separação entre o servir dos pratos com apontamentos de sevilhanas-fado-rancho folclórico, um verdadeiro hino à cultura portuguesa-espanhola e ao Toureio. Até porque Toureio é Grandeza!
Ao contrário do que possas pensar, Rui, ao longo da temporada nos milhares de quilómetros que faço com o Miguel, (o maior, que escreve de toiros neste país). o teu nome vem inevitávelmente à baila, pela entrega, seriedade e profissionalismo que sempre pões em tudo, apesar de ninguém ser perfeito, sabendo nós que nunca será possível agradar a gregos e troianos, ainda por cima no cargo que ocupas no Campo Pequeno.
Sabes, Rui, a caminho dos 72 anos, e em 56 que levo nesta saudável tontaria da fotografia (nem todos nos toiros), é a primeira vez que me dirijo publicamente a um Amigo (o Miguel, esse Avô do Santiago e Pai da Maria Ana e Guilherme, não é um pai galinha, mas sim autêntico aviário, é que o faz com muita frequência) porque Tu e a Isabelinha, fazem os lindos 20 anos, com os teus filhos Margarida e Rui, mas quem tem a prenda sou eu, (estou a particularizar) pela amizade e apoio nestes últimos 5/6 anos. Recebam do Miguel e de mim, um beijo no coração, porque o "Farpas" é sensível e humano.

Emílio de Jesus

Foros Emílio de Jesus