quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Manuel Passanha Sobral, o ganadero que encerra a temporada em Évora: "Até hoje, os meus toiros têm-me dado mais alegrias que tristezas!"

Joaquim Passanha Sobral: "A corrida vai parelha e bem apresentada. A partir
daqui, que Dios reparte suerte!"
O ganadero com o Maestro Tomás Campuzano


Manuel Braancamp Passanha Sobral é o ganadero que no próximo dia 28 encerra a temporada nacional lidando seis toiros do seu ferro na última corrida do ano em Évora, um espectáculo de beneficência a favor da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito, organizado pela empresa Toiros & Tauromaquia.
Homem apaixonado pelo campo, pelo toiro e pela arte tauromáquica, mal o tratei por ilustríssimo ganadero, fez questão de ripostar assim: "Caro Miguel, em primeiro lugar quero dizer-lhe que não sou ilustríssimo, sou um simples aficionado aos toiros e à tauromaquia".
E passou a explicar como nasceu a sua ganadaria:
"Por razões sobjeamente conhecidas, e depois de ter nascido no seio de uma família ganadera, fui obrigado no Verão de 1975 a emigrar para a cidade onde sempre gostei de estar... Sevilha. E aí continuei a alimentar a minha aficion até aos dias de hoje. A ganadaria que tive a oportunidade de comprar no ano 2007 é do encaste que sempre admirei: Cebada Gago".
Sobre a corrida que no próximo dia 28 vai levar a Évora, diz:
"Até hoje os animais que tenho lidado têm-me dado mais alegrias que desgostos, espero que em Évora se continue na mesma linha. A meu ver, a corrida vai parelha e bem apresentada. Daqui para frente, que Dios reparta suerte!".
Na última grande corrida desta temporada, os toiros da ganadaria Passanha Sobral vão ser lidados na arena de Évora pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, António Brito Paes, David Gomes e o praticante António Prates e pegados pelos grupos de forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete, respectivamente capitaneados por João Pedro Oliveira e Nuno Santana.

Fotos D.R./@Joaquim Braancamp Passanha Sobral