sábado, 20 de outubro de 2018

Matador espanhol Abel Valls González substitui João A. Moura amanhã em Santarém



O matador de toiros espanhol Abel Valls González (foto), em cuja quadrilha Pedro Gonçalves saíu variadas vezes, substitui amanhã em Santarém, na corrida da sua despedida, o novilheiro João Augusto Moura, que ontem se lesionou, felizmente sem gravidade, numa queda durante uma derriba.
Natural de Castellón de la Plana, onde nasceu a 22 de Outubro de 1986, Abel Valls González debutou em público em 2001 em Benidorm e toureou pela primeira vez de luces em 2002 em Alicante.
Em Março de 2007 debutou com picadores em Castellón na Feira de la Magdalena, cortando três orelhas e saindo em ombros. Recebeu a alternativa também na praça de Castellón e também na Feira de la Magdalena a 16 de Março de 2009, apadrinhado por Matias Tejela com o testemunho de Alejandro Talavante, cortando as duas orelhas ao toiro "Libélula" da ganadaria Fuente Ymbro e saindo aos ombros.
O cartel da corrida que amanhã a partir das 16 horas se realiza na Monumental "Celestino Graça" em Santarém fica assim composto pelos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e seu filho, o praticante Manuel Oliveira (que lidarão o primeiro toiro a duo) e Ana Batista, pelos matadores de toiros Eduardo Oliveira, Abel Valls González e Nuno Casquinha e pelo novilheiro Diogo Peseiro. Pega uma Selecção de Forcados Amadores capitaneados por Francisco Vassalo, antigo cabo dos Amadores da Azambuja, grupo onde Pedro Gonçalves se iniciou nas lides tauromáquicas como valoroso forcado antes de se tornar bandarilheiro.
Lidam-se a cavalo dois toiros das ganadarias Prudêncio e Veiga Teixeira e a pé quatro de Mata-o-Demo, Falé Filipe, Calejo Pires e Torre D'Onofre.

Foto D.R.