quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Carta de Calejo Pires ao Prof. Marcelo virou PS contra governo PS



O presidente do PS, Carlos César, deu provas de maior bom senso que o próprio governo do seu partido e anunciou esta manhã que o grupo parlamentar vai propor, contrariando Costa e a ministra da Cultura, a descida do IVA nas touradas para 6%

Esta curiosa e inesperada tomada de posição do presidente do partido do governo, que é simultâneamente presidente do grupo parlamentar socialista, ocorre - curiosamente, também - dois dias depois de o advogado, antigo forcado e ganadeiro Manuel Calejo Pires (foto ao lado) ter escrito uma Carta Aberta ao presidente da República chamando a atenção para a inconstitucionalidade da medida fiscal contra a tauromaquia, coisa que até aqui não tinha sido feita por nenhuma das organizações ditas representantes dos agentes do mundo taurino, que durante uma semana emitiram comunicados e deram visibilidade a muitas "cartas abertas" sem que alguma vez tenham posto, na realidade, o dedo na ferida como o fez agora o antigo forcado.
Carlos César (na foto de cima, com o primeiro-ministro António Costa) anunciou esta manhã aos jornalistas, comoi há pouco noticiámos, que o grupo parlamentar do Partido Socialista vai propor a redução do IVA na Tauromaquia para 6%, à semelhança do que está estabelecido para outros espectáculos e contrariando a própria ministra da Cultura, que defendera - dando azo a grande polémica - que o IVA para o espectáculo tauromáquico deveria ser superior (13%) por... "uma questão de civilização".
A infeliz declaração da infeliz governanta incendiou o meio tauromáquico e foi inclusivamente lançada pela Federação Prótoiro uma Petição Pública para destituir a ministra Graça Fonseca, sem que à mesma tenha aderido um significativo número de aficionados - que acusavam a senhora de ter ofendido "mais de três milhões de portugueses".
Manuel Alegre, Miguel Sousa Tavares e Maria João Lopo de Carvalho, entre outras figuras da vida política e intelectual do país, sairam em defesa da arte tauromáquica.
O primeiro-ministro veio esta semana a terreiro apoiar a ministra e dizer que "se chocava" com as transmissões de corridas de toiros na RTP... mas esqueceu-se - e foi destapado rapidamente - que em 2010, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, aplaudiu toureiros no Campo Pequeno, por sinal numa tourada televisionada e até condecorou o forcado José Luis Gomes, tecendo-lhe numa declaração camarária - e à tauromaquia - os mais resgados elogios.
Anteontem, o antigo forcado e advogado Manuel Calejo Pires pôs por fim os pontos nos iis e explicou por a mais b, numa Carta Aberta ao Prof. Marcelo, devidamente fundamentada, que a medida fiscal "contra as touradas" é inconstitucional.
Hoje, o presidente do PS virou-se contra o governo do seu próprio partido (não eleito pelo povo) e teve finalmente o bom senso de anunciar que o seu grupo parlamentar vai propor a descida do IVA para as corridas de toiros.
Aleluia!

Fotos D.R. e Maria Mil-Homens