quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Deputado do PSD fez soar toque de tourada no Plenário quando se votava o IVA



Foi como se o famoso cornetim das nossas praças José Henriques tivesse ontem estado no Parlamento a abrilhantar com os seus toques a votação do IVA das touradas. A dada altura ouviu-se no Parlamento um toque taurino. Era o telemóvel do deputado social-democrata Luis Campos Ferreira, que depois gritou "olé!"

Luis Campos Ferreira (foto de cima), ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, deputado do PSD eleito por Viana do Castelo (cidade onde foram proibidas as touradas), fez soar ontem em plena Assembleia da República o toque do seu telemóvel, nada mais que um dos muitos usados nas corridas para anunciar a saída à arena do toiro.
O insóilito aconteceu no momento em que o presidente da AR, Ferro Rodrigues, perguntou "quem vota a favor?" (da descida do IVA nas touradas para 6%) e quando Carlos César, líder parlamentar socialista, se levantou a apoiar a descida e com ele se levantaram mais 42 deputados do PS.
"Foi nesse momento que se ouviu distintamente no Plenário um toque de entrada de toiros, como se o Hemiciclo fosse o Campo Pequeno. A música vinha de uma das bancadas e provocou o riso de muitos dos deputados e até do presidente da Assembleia. Mas nem todos se aperceberam de onde vinha o som. O responsável foi o deputado do PSD Luis Campos Ferreira", descreve hoje o jornalista Filipe Santos Costa no "Expresso".
E acrescenta:
"No momento em que Carlos César se levantou e olhou para trás, para ver quantos na sua bancada apoiavam a polémica proposta socialista de alteração ao Orçamento - feita à revelia do Governo e da direcção do PS -, Campos Ferreira simulou o comentário de uma corrida de toiros: 'Aí está o Grupo de Forcados do Largo do Rato. Vai dar entrada o toiro!' E pontuou a ironia com um sonoro 'Olé!', e com esta música, emitida através do seu telemóvel".
No final e depois de aprovada a proposta, vários deputados de distintas bancadas, cumprimentaram o deputado social-demcrata, entre risos, nos corredores da Assembleia da República.
Questionado pelo "Expresso" sobre tão original forma de intervenção parlamentar, Carlos Campos Ferreira considerou que "António Costa, habituado a tourear a oposição, foi desta vez toureado pelo seu líder parlamentar. Foi uma 'chicuelina' de César a Costa".

Fotos D.R.