domingo, 25 de novembro de 2018

Saudade de um homem bom

Francisco Penedo com Luis Rouxinol Jr. e José Prates no pasado dia 28 de Outubro
na última corrida da temporada em Évora
Na mesma corrida em Évora com o ganadero Armando João Moura
Paco Duarte, Elsa e Francisco Penedo, Luis Rouxinol Jr. e Pedro Penedo, o
irmão gémeo do malogrado apoderado
Apesar dos muitos afazeres com a gestão de uma delegação da sua empresa
de tractores em Viseu, Francisco Penedo ia continuar a apoderar os Rouxinóis
e ainda há poucos dias tinham iniciado a preparação da próxima temporada.
Em baixo, Francisco Penedo com sua Mulher, Elsa


A morte súbida do apoderado Francisco Penedo, aos 55 anos de idade, chocou o mundo taurino nacional num ano que tem sido marcado por várias tragédias e em que o luto não tem dado tréguas

Francisco Penedo estava bem de saúde e nada fazia prever a tragédia ocorrida hoje ao início da tarde, quando seguia de automóvel com seu irmão gémeo Pedro e o filho deste, depois de terem almoçado em Sobral de Monte Agraço e de repente se sentiu mal. O apoderado terá sofrido um ataque cardíaco fulminante e ainda foi transportado ao Hospital de Vila Franca de Xira, mas nada foi possível fazer lara lhe salvar a vida.
Nas redes sociais multiplicam-se as manifestações de pesar da família tauromáquica, apanhada uma vez mais de surpresa por esta tragédia, dez meses depois da morte de outra figura destacada do meio taurino, o empresário António Manuel Cardoso "Nené", vítima de acidente de automóvel a 1 de Fevereiro.
Francisco Penedo entrou no meio taurino há cerca de dez anos e à sete iniciou a relação de apoderamento, que mantinha, com o cavaleiro Luis Rouxinol, na sequência da morte do seu anterior apoderado, Mário Freire, em 2011. Apoderou também durante alguns anos o cavaleiro António Maria Brito Paes e desde os seus inícios era igualmente apoderado de Luis Rouxinol Júnior.
Era um homem sério e vertical, com muito sentido de humor e um gosto enorme pela vida.
Rui Bento, antigo matador de toiros e gestor taurino do Campo Pequeno, conhecia-o desde os tempos de escola, mas estavam de relações cortadas depois de um incidente contratual numa corrida em Lisboa. Ficou preplexo quando esta tarde lhe ligámos a dar a triste notícia. "Morreu o Francisco Penedo? Como? Não quero acreditar".
O meio taurino ficou, aliás, em estado de choque assim que a notícia, a seguir ao almoço, começou a circular. Trocaram-se telefonemas e todos manifestavam a sua incredibilidade e o seu espanto. "Morreu o Francisco Penedo?".
Segundo seu irmão gémeo, Pedro Penedo, com quem contactámos há momentos, não são ainda conhecidos dados sobre as cerimónias fúnebres, que certamente decorrerão só na próxima terça-feira em Sobral de Monte Agraço.
A sua Mulher, Elsa Penedo, sua filha Martinha, seus irmãos Pedro e Diogo e a toda a Família enlutada, bem como aos cavaleiros Luis Rouxinol e seu filho, renovamos os nossos mais sentidos pêsames. Também perdemos um bom Amigo.
Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens e D.R.