quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PróToiro aplaude "vitória das touradas e dos toureiros" ontem no Parlamento



A PróToiro acaba de emitir um comunicado, que aqui transcrevemos, em que aplaude e se congratula pela "vitória das touradas e dos toureiros ontem no Parlamento" e onde volta a pedir a demissão da infeliz ministra da Cultura. Muito bem. Mas agora que faça a fineza de explicar quem vai ganhar com a descida do IVA nas touradas: o público vai pagar menos pelos bilhetes? Os toureiros vão ganhar mais? Era importante que se soubesse. Amanhã a PróToiro tem uma reunião magna para analisar tudo isto. A Imprensa Taurina não foi convidada - será também discriminação? Ficamos então à espera de saber quem ganha o quê com a descida do IVA e se, na verdade, como diz a Prótoiro, "touradas e toureiros venceram no Parlamento"

A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia aplaude a decisão da maioria dos deputados do Parlamento de incluírem a Tauromaquia na descida do IVA para 6 por cento na Cultura e a manutenção da isenção de IVA dos toureiros na prestação de serviços. Estas medidas representam o que a PróToiro sempre defendeu para a sociedade e todas as actividades culturais: liberdade e igualdade de direitos.
A PróToiro felicita os deputados do PSD, CDS e PCP, que votaram contra a discriminação da Tauromaquia, e também a maioria dos do PS que, de uma forma assertiva, defenderam a igualdade de todas as atividades culturais no País.
As medidas votadas na Assembleia da República são uma resposta clara à sociedade, que se quer livre e democrática: Portugal ainda respira o ar da Liberdade e da tolerância, apesar dos sinais preocupantes vindos de quem se apregoa como paladino da verdade mas que, no fundo, só pretende infectar o Parlamento com a sua visão censória e estereotipada da vida em comunidade.
A vitória da tolerância e do respeito pela Cultura taurina em Portugal é também fruto do trabalho desenvolvido pela PróToiro junto dos decisores políticos. Um dever que a PróToiro assume, colocando-se sempre na linha da frente na defesa de todos os actores desta atividade cultural.
À ainda ministra da Cultura, que começou por chamar incivilizados e depois retrógrados aos portugueses e aos que gostam de tauromaquia, a mesma que se mostrou feliz no estrangeiro por não ver jornais portugueses, a PróToiro tem apenas uma palavra: Demita-se. Assuma esta derrota como sua.

- PróToiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia