quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Francisco Palha sobre a noite de amanhã no Campo Pequeno: "Estou moralizado e preparado, vou dar o meu melhor!"

"Estou satisfeito com a minha temporada e muito moralizado para a grande
competição de amanhã no Campo Pequeno!"
Momentos da triunfal actuação de Francisco Palha em Santarém na tarde de
16 de Junho, onde competiu precisamente com Moura Jr. e João Telles, como
amanhã à noite acontecerá no Campo Pequeno


Francisco Palha é amanhã um dos três "guerreiros" na grande corrida do Campo Pequeno, uma praça onde já ultrapassou de uma vez por todas a "má sorte" e onde espera triunfar em grande

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Já ficou de uma vez por todas ultrapassado esse complexo de tourear em Lisboa?...
- Já! Eu tinha de facto um complexo sempre que chegava ao Campo Pequeno. Era o peso de responsabilidade, era qualquer coisa que me "acanhava"... mas ultrapassei isso este ano no festival do Dia da Tauromaquia e já me senti muito melhor e mais descontraído na corrida em que lá toureei em Julho. Estou preparado e moralizado para amanhã!

- Uma corrida de altíssima competição!
- Sim e com dois dos cavaleiros que mais se têm destacado nesta temporada. Só desejo é sorte para eles... e para mim! Penso que vai ser uma grande noite. Pelo cartel, que considero muito bem rematado, pela festa do 75º aniversário do Grupo de Lisboa, pelos toiros de uma ganadaria que à partida dá garantias de êxito, a de Pinto Barreiros. Todos vamos dar o nosso melhor e eu, pela minha parte, tudo vou fazer para triunfar e dar ao público toda a emoção do meu toureio!

- Que é um toureio de emoção e de alto risco... esta temporada já sofreste uma violenta colhida em Salvaterra!
- Como se costuma dizer, quem não arrisca, não petisca! O toureio é uma arte de alto risco e de emoção e quando isso não acontece, o público não vibra, perde o interesse. Acho que nas últimas temporadas, eu e muitos companheiros meus, conseguimos recuperar todo esse carisma de emoção que estava a faltar. A colhida de Salvaterra foi um azar a que qualquer um está sujeito. Acontece. Fez-me perder algumas corridas e a verdade é que ainda hoje sinto algumas mazelas no braço, fiz um grande esforço para continuar a temporada, espero recuperar em pleno durante o próximo defeso. Mas sinto-me bem e preparado para o grande desafio de amanhã em Lisboa.

- Que balanço fazes desta época?
- Tem sido uma temporada positiva e de que recordo muitas tardes e noites de triunfo, sempre procurando fazer melhor, corrigindo os erros e tentando manter-me em cima. Os triunfos mais recentes, em Montemor e depois na Califórnia foram importantes, o mano-a-mano com João Moura Jr. em Moura não foi a noite sonhada, mas também não desiludi todos aqueles que continuam a acreditar em mim. Em geral, sinto-me satisfeito com a minha temporada. Mas todos os dias trabalho para conseguir chegar mais longe.

- Perspectivas para amanhã no Campo Pequeno?
- Como já disse, penso que vai ser uma grande noite, pelo menos, uma noite de emoções. Competir com o João Moura Jr. e o João Ribeiro Telles, no momento importante em que os dois se encontram e depois de ter sido precisamente este o cartel da grande corrida de 16 de Junho em Santarém, acho que a repetição em Lisboa, na recta final da temporada, constitui um momento que pode marcar. Que Deus reparte sorte, que estejamos todos bem e que seja também uma noite de glória para os Forcados de Lisboa.

- Mas vais para triunfar, para ser o melhor?
- Isso vou sempre! Mas também vou consciente de que vou competir com dois dos melhores da actualidade. Não é fácil. Nunca é fácil. Mas estou moralizado e estou preparado!

Fotos Fernando Clemente, M. Alvarenga e António Paulo/Pintar com Luz