quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Morreu o cavaleiro Pedro Louceiro II

Pedro Louceiro II toureou pela última vez, quando já se encontrava retirado,
em 2013 na inauguração da Monumental de Morelos, no México
Pedro Louceiro II com Enrique Fraga, seu cunhado, na tarde da confirmação da
sua alternativa na Monumental Plaza México, em Dezembro de 1997
Pedro Louceiro II era pai do também cavaleiro Pedro Louceiro, que no ano
passado toureou em Sousel na corrida de Páscoa. Nesta foto, no acto de
apresentação dessa corrida, com Francisco Maldonado Cortes
Pedro Louceiro II era filho do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro, nesta foto no
ano de 1981 no México com Miguel Alvarenga e João Mascarenhas. Antes de ser
cavaleiro e seguir as pisadas do pai, foi forcado e cabo de um dos primeiros grupos
mexicanos. Na foto de baixo, pegando um toiro em 7 de Março de 1976 na
Monumental Plaza México, com uma grande primeira ajuda do saudoso João
Patinhas


Vítima de um aneurisma, morreu hoje no México, onde vivia, o cavaleiro Pedro Louceiro II, de 66 anos, filho do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro e pai do também cavaleiro tauromáquico do mesmo nome que no ano passado toureou em Sousel na corrida de Páscoa.
Pedro António Louceiro Firmino iniciou-se nas arenas como forcado (foto ao lado), foi cabo de um dos primeiros grupos mexicanos, mas depressa seguiu as pisadas de seu pai e tornou-se cavaleiro tauromáquico, recebendo a alternativa a 19 de Janeiro de 1986 na praça mexicana de Guadalajara (Jalisco), apadrinhado por seu pai, com o testemunho de Jorge Hernández Gárate, Eduardo Funtanet e Paco Barona, com toiros da ganadaria La Playa.
Em Dezembro de 1997 confirmou a alternativa na Monumental Plaza México, com Enrique Fraga (seu cunhado) como padrinho, com quem toureou mano-a-mano e também com os matadores António Urrutia e Óscar Higares (espanhol), frente a toiros de Los Martínez (para cavalo) e de Manuel Martínez Ancira (para a lide a pé).
Pedro Louceiro II nasceu em Sousel a 1 de Dezembro de 1952, mas ainda criança foi viver para o México, quando seu pai aí se radicou. Já retirado, toureou pela última vez em 2013 na inauguração da Monumental de Morelos.
Nos últimos anos, sofreu diversos problemas cardíacos e também um acidente de viação que foram agravando o seu estado de saúde. Pedro Louceiro II morreu esta manhã em casa de um amigo, onde se encontrava, próximo da Cidade do México, informa-nos o também antigo cavaleiro e matador de toiros, hoje conceituado ganadero, Enrique Fraga, seu cunhado.
Pedro Louceiro II tinha quatro filhos, Ana e o também cavaleiro Pedro Louceiro III, do primeiro casamento; e Miguel e Diego do segundo casamento - a quem endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a toda a ilustre Família enlutada.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.