segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Três momentos e três lições: o Regresso dos Heróis

José Luis Gomes na 6ª feira no Campo Pequeno; que lição, meu Deus, com a
raça e o coração de um miúdo! Aos 64 anos de idade, tomem nota!
João Moura e Paulo Caetano na 6ª feira em Elvas - vão ainda passar muitos anos
e não vão aparecer toureiros, por muito bons que os haja, que cheguem um dia
aos calcanhares de Figuras como eles!


A par da reafirmação das novas estrelas da actualidade do toureio equestre - casos de Moura Júnior, de João Telles e de Francisco Palha em Lisboa, de Marcos Bastinhas em Elvas e de Telles Bastos, Salgueiro da Costa e Rouxinol Jr. em Évora - o último fim-de-semana ficou marcado por aquilo a que se pode chamar verdadeiramente o Regresso dos Heróis.
O pegão de José Luis Gomes, aos 64 anos, no Campo Pequeno e as lides de maestria de João Moura e de Paulo Caetano em Elvas demonstraram, se dúvidas existissem, que os antigos ainda mexem e que temos imenso, eternamente, a aprender com eles.
José Luis Gomes deu uma tremenda lição de como se pegam toiros, com a raça, a classe e a técnica de todos os tempos. Esteve sereno e bonito a citar, exibiu sapiência e grandeza a recuar, templando e mandando na investida do toiro de Pinto Barreiros e fechou-se com a decisão e o querer de um miúdo - como antigamente.
Em Elvas, João Moura foi outra vez rei. A decisão e a atitude numa porta gaiola e depois, a ousadia e o risco em ferros de parar corações, num palmo de terreno - a mostrar que podem passar muitos anos mas um toureiro como ele nunca haverá outro igual!
E Paulo Caetano, na sua única corrida da temporada, um ano depois de outra grande lição que deu também em Elvas, voltou a empolgar tudo e todos com a sua classe, a sua maestria, a sua forma distinta de estar em praça e fazer as coisas bem feitas, com um temple que arrepia, um domínio que entusiasma.
Foram três grande momentos - e três grandes lições - que marcaram o último fim-de-semana taurino em Portugal e nos voltaram a provar que quem é rei jamais perde a majestade. Incrível!

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno e Maria Mil-Homens