segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Tarde de glória do Grupo de Montemor

O veterano António José Pina, nesta foto com o antigo cabo João Cortes, fez
ontem uma pega imponente ao quarto toiro da corrida em Montemor. Quem sabe,
nunca esquece!
Na frente, o cabo António Vacas de Carvalho, Francisco Borges (pai) e os antigos
cabos Chinita de Mira e António José Zuzarte. Em baixo, no quinto toiro, o
ganadero Joaquim Alves de Andrade dando a volta à arena com Francisco Palha
e o antigo cabo Rodrigo Corrêa de Sá, que fez uma brilhante pega

O glorioso Grupo de Forcados Amadores de Montemor viveu ontem na sua praça uma tarde de glória na comemoração do seu 80º aniversário, tendo sido os momentos mais emotivos da corrida as pegas executadas pelos veteranos António José Pina (à segunda, ao quarto toiro) e Rodrigo Corrêa de Sá, antigo cabo (à primeira, ao quinto da ordem) e também a do grande Manuel Ramalho (à segunda, ao segundo toiro), que ontem se despediu das arenas.
Fardados e em praça estiveram muitas antigas glórias do grupo, entre as quais os antigos cabos Chinita de Mira, António José Zuzarte e o ja referido Rodrigo Corrêa de Sá.
As restantes pegas foram executadas pelos actuais forcados António Vacas de Carvalho (cabo), à primeira, ao primeiro toiro da tarde; Francisco Bissaya Barreto (também à primeira, ao terceiro da ordem) e Francisco Borges (à primeira, ao último toiro).
De escassa presença, mas sem quilos a mais e com "gatos na barriga", os três primeiros toiros da ganadaria São Torcato não foram fáceis. Melhores os da segunda parte, com destaque para o quinto, que foi contemplado pelo director de corrida Agostinho Borges com volta à arena e depois, também, com volta para o ganadero Joaquim Alves de Andrade.
Lides regulares dos três cavaleiros na primeira parte da corrida. E depois tudo mudou. João Ribeiro Telles levantou o público das bancadas no quarto da ordem, sobretudo nos dois últimos ferros com o cavalo Ortigão Costa e Francisco Palha respondeu no quinto toiro com uma lide acima da média e que deixou também o público em delírio. A contas com o pior lote, António Prates superou as dificuldades dos dois oponentes e marcou mais pontos na sua ascendente trajectória.

Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens

Fotos M. Alvarenga