Através deste elucidativo esclarecimento, o Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta informa que nada teve a ver com a angariação de fundos para o Hospital de Campanha que funcionará na praça do Campo Pequeno, projecto esse desenvolvido pela Cruz de Malta - uma organização distinta
Exmo. Senhor Director,
No “Farpas Blogue”, em notícia de hoje (ontem): http://farpasblogue.blogspot.com/2020/04/hospital-de-campanha-ja-esta-instalado.html, é referido que a Ordem dos Cavaleiros da Cruz de Malta lançou uma campanha de angariação de fundos, com a ajuda da RTP para instalar na Praça do Campo Pequeno um Hospital de Campanha. Sucede que não existe nenhuma instituição chamada Ordem dos Cavaleiros da Cruz de Malta, denominação que já vimos repetida diversas vezes e que se presta às mais infelizes confusões, que muito penalizam a Ordem de Malta e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta. Tanto quanto é do nosso conhecimento, esse peditório foi promovido por uma entidade chamada Associação Humanitária da Cruz de Malta, a que a Ordem de Malta e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta são completamente alheias.
A Ordem Soberana e Militar de Malta é uma das instituições mais antigas da civilização ocidental e cristã, sendo uma Ordem religiosa leiga da Igreja Católica desde 1113. Actualmente, a Ordem de Malta cuida de pessoas necessitadas em todos os continentes, através dos seus trabalhos médicos, sociais e humanitários. Em Portugal, a Ordem de Malta é representada a nível diplomático pela sua Embaixada e pela Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta que desenvolve todos os trabalhos de carácter humanitário e assistencial sob a bandeira da Ordem Soberana e Militar de Malta.
A Ordem Soberana e Militar de Malta é sujeito de direito internacional, tem relações diplomáticas com mais de 120 Estados, incluindo Portugal, e com a União Europeia, e o estatuto de observador permanente nas Nações Unidas.
Todo o trabalho realizado pela Ordem de Malta em Portugal é feito através da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta e pelo seu Corpo de Voluntários que, de forma totalmente gratuita, todos os dias do ano, apoiam e se entregam aos mais desfavorecidos.
Neste momento, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta está fortemente empenhada, com mais de 200 voluntários no terreno, nas seguintes acções:
- Coordenação do apoio aos sem abrigo no Porto, no Antigo Hospital Joaquim Urbano
- Distribuição de bens alimentares no Porto
- Distribuição de bens alimentares, higiene e material sanitário a várias instituições e pessoas carenciadas na área metropolitana de Lisboa
- Apoio aos sem abrigo em Lisboa em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa
- Apoio no Hospital de campanha do Porto
- Disponibilização de tendas de campanha e de material logístico em Gondomar e Oliveira de Azeméis, em colaboração com a Autoridade de Protecção Civil
A Ordem de Malta não promoveu, nem está a promover, nenhuma campanha de angariação de fundos, para comprar seja o que for. Ciente das dificuldades que afectam já ou virão a sacrificar num futuro próximo muitas famílias e empresas, no cenário mais que previsível de uma profunda crise económica, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta disponibilizou, junto das autoridades de protecção civil, todos os seus equipamentos e recursos para que eles possam ser usados em benefício de todos, à semelhança do que fizeram ou estão a fazer já, como é público, as Forças Armadas.
Aproveitamos esta oportunidade para lhe dar a conhecer o site da Soberana e Militar Ordem de Malta (https://www.orderofmalta.int/) e a página do Facebook da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta e nela poderá ver as acções que temos em curso: https://www.facebook.com/Assembleia-dos-Cavaleiros-Portugueses-da-Ordem-Soberana-Militar-de-Malta-176731732390886.
Chamamos ainda a sua atenção, Senhor Director, para o seguinte vídeo: https://www.facebook.com/176731732390886/videos/1152254328278638/
Na expectativa de que possa corrigir este manifesto e muito penalizador lapso, seguramente alheio ao Senhor Director, e que pode induzir em erro os muitos leitores desse prestigiado blogue, apresentamos os mais respeitosos cumprimentos,
O Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta
Nota da Direcção - Gratos pelo elucidativo esclarecimento, penalizamo-nos pelo lapso que, aliás e como referem, não foi apenas nosso, mas também de outros meios de comunicação social que têm referido com alguma insistência o envolvimento da Ordem de Malta nesse referida e a todos os títulos louvável recolha de fundos para o Hospital de Campanha na praça do Campo Pequeno, quando, na verdade, se deve referir Cruz de Malta (em colaboração com a RTP).
As nossas desculpas pelo lapso - e uma vez mais os nossos agradecimentos a V. Exas pela pronta e, repetimos, tão elucidativa correcção.
Foto: @Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta/Facebook