sexta-feira, 24 de abril de 2020

"A minha vida será o toureiro": uma entrevista de Luis Miguel da Veiga a "O Século Ilustrado" em 1968

Mestre Luis Miguel da Veiga em 2016 no Campo Pequeno, onde participou no
acto das cortesias na corrida em que foi homenageado pelos 50 anos de
alternativa, recebida naquela arena em 1966 das mãos de Mestre David R. Telles.
Em baixo, a entrevista a "O Século Ilustrado" em 1968


“A minha vida será o toureio” - era o título de uma entrevista ao então jovem cavaleiro Luis Miguel da Veiga, que aqui reproduzimos, na revista “O Século Ilustrado”, há 52 anos, na edição de 21 de Abril de 1968 - em jeito de homenagem eo Mestre

Sobrinho de Simão da Veiga e, por isso mesmo, herdeiro de um apelido histórico que sempre honrou com distinta dignidade, Luis Miguel da Veiga recebeu das mãos de Mestre David Ribeiro Telles a alternativa na praça de toiros do Campo Pequeno na noite de 28 de Julho de 1966, depois de dois anos antes o terem impedido de a tomar por não ter ainda cumprido os 18 anos de idade. Lidaram-se nessa noite toiros da ganadaria Ribeiro Telles e completaram o cartel os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo (terra natal do ilustre cavaleiro) e os matadores Armando Soares e Amadeu dos Anjos.
Verdadeiro ídolo das multidões nos anos 60 e 70, formou com o saudoso José Mestre Batista a última mais aplaudida parelha do toureio equestre do século XX. Há mais de dez anos afastado das arenas por problemas de saúde, Mestre Luis Miguel da Veiga toureou pela última vez de casaca no espectáculo de Filipe la Féria que em 2006 reinaugurou o Campo Pequeno, dando nessa ocasião uma inesquecível lição de bem tourear a cavalo. Em 2015 voltou a comparecer na primeira praça do país para participar nas cortesias na corrida em que se prestou homenagem à memória de Mestre Batista. E voltou a fazê-lo no ano seguinte numa corrida comemorativa dos seus 50 anos de alternativa, ano em que foi homenageado não apenas na praça de toiros de Lisboa, mas tambémnas de Évora e de Montemor, sua terra natal.
Mestre Luis Miguel da Veiga foi distinguido pelo "Farpas" com o troféu "Prestígio/Carreira" em 2014 e foi também galardoado com o título de Sócio de Honra da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e "O Século Ilustrado"